Em uma entrevista ao podcast PodCringe, Adriane Galisteu revelou que sofre de otosclerose, uma doença autoimune que causa o crescimento anormal de tecido ósseo no ouvido, prejudicando parte de sua audição.
“É uma doença horrível que você não sabe de onde ela veio, para onde ela vai e os médicos também não sabem. Estou procurando algum médico ainda que possa ser especialista neste assunto para falar sobre isso, porque não tem”, contou a apresentadora.
Galisteu também mencionou que, apesar da otosclerose afetar geralmente os dois ouvidos, no seu caso, está presente apenas em um, o que ela considera como uma “sorte”.
De acordo com a apresentadora, os médicos recomendam o transplante só quando a perda auditiva chega a 100%. “Simplificando, meu tímpano funciona, eu consigo ouvir, mas existe uma espécie de ‘obstrução’ que impede o som de passar. Para remover essa obstrução, precisaria fazer um transplante, mas só é autorizado após a perda completa da audição, e mesmo assim não há garantias de sucesso. Acho que já perdi cerca de 60% da audição”, detalhou Adriane.
Antes de encerrar o assunto, ela também compartilhou como lida com a doença, revelando que não consegue se acostumar com os sintomas, como a perda de equilíbrio e zumbidos.
“É uma coisa horrível, é como se eu tivesse entrado em um avião e sabe quando dá aquela pressão? Só que nunca mais voltou. De vez em quando apita, dá zumbido, piora,” queixou-se Galisteu.
*Com informações do SBT