Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Veja os cinco principais motivos para os cães fugirem de casa e saiba como evitar as fugas

Foto: Pixabay

Por: Elisângela Pezzutti

12/10/2024 - 13:10 - Atualizada em: 12/10/2024 - 13:24

Você já se perguntou por que os cães, mesmo recebendo carinho e atenção de seus tutores, às vezes fogem de casa? Apesar de terem tudo de que precisam, alguns pets acabam tentando dar um passeio pela rua.

De acordo com o veterinário Mário Falcão, especialista em oftalmologia veterinária, esse comportamento pode ser influenciado tanto por instintos naturais quanto por fatores do ambiente.

Embora seja um comportamento comum nos cães, é essencial prevenir essas fugas. Nas ruas, os pets estão expostos a diversos perigos, como envenenamentos, acidentes de trânsito e até brigas com outros animais. “O contato com outros bichos ou com ambientes desconhecidos pode deixar o cão vulnerável a doenças e parasitas”, explica Falcão.

Reprodução

O veterinário Thiago Borba destaca que as cadelas no período fértil liberam feromônios que podem ser detectados a grandes distâncias, atraindo os machos que ainda não foram castrados, impulsionando-os a buscar essas fêmeas. “A castração reduz significativamente o impulso de fuga relacionado à reprodução”, orienta Borba.

Medo

Além disso, animais que sofrem maus-tratos dentro de casa podem tentar fugir para se afastar do ambiente que lhes causa sofrimento.

Instinto

Certas raças têm uma natureza mais voltada para o pastoreio ou corrida. “E há também os cães mal treinados, que podem fugir em busca de explorar o território ao redor”, detalha Borba.

Susto

Falcão ressalta que os cachorros também podem tentar fugir ao reagirem a estímulos do ambiente, como barulhos altos ou fogos de artifício.

Ansiedade da separação

Criar um ambiente seguro, com cercas e barreiras que limitem o acesso à rua, é uma medida eficaz para impedir fugas, pois muitos animais sentem ansiedade ao se separarem de seus tutores. Falcão também sugere que os tutores invistam em coleiras de identificação ou na microchipagem dos cães. “Assim, se ele escapar, será mais fácil identificá-lo e devolvê-lo ao seu lar”, aconselha.

Esses cuidados são fundamentais para evitar que os cães fujam. “Cuide bem do seu animalzinho, pois eles são eternas crianças”, finaliza o veterinário.

*Com informações do portal Metrópoles

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.