Veja como este técnico zerou a conta de energia

Por: Claudio Costa

04/01/2016 - 12:01 - Atualizada em: 04/01/2016 - 13:00

O eletrotécnico Alírio Macedo instalou em sua casa, na cidade de Chapadão do Sul (MS), um sistema de geração de energia elétrica que beneficia o meio ambiente e zera a conta de energia elétrica. O sistema faz a captação, geração e armazenagem de energia solar, além da transformação em energia elétrica.

Segundo o eletrotécnico, a vida útil do sistema é de 25 a 30 anos. O custo do projeto e da instalação é pago em até oito anos. A energia é captada através de placas fotovoltaicas. Um inversor fotovoltaíco insere na rede a energia gerada e não consumida durante o dia. A energia excedente gera um bônus, que Alírio pode consumir em até três anos.

foto 2

Medidor que permite a troca de energia com a rede elétrica foi instalado na casa do técnico pela concessionária

Um medidor foi instalado pela concessionária de energia para o controle da energia consumida na residência e inserida na rede. No caso de Alírio, o consumo médio mensal da residência é de 104 Kwh. O sistema da empresa OnGrid vai gerar 150 Kwh/mês. Com o excedente de 50 Kwh/mês, Macedo disse que pretende melhorar a sua qualidade de vida e ainda gerar bônus para alguma eventualidade. Ele não vai mais pagar energia elétrica enquanto estiver gerando mais energia do que consome.

Segundo o Jornal Jovem Sul News, Alírio disse que o seu aparelho conversor é de última geração. Nele existe uma saída USB para computador, que, quando conectado, passa todas as informações sobre a geração e consumo da energia. Ele ainda é capaz de passar os dados através do Wi-Fi próprio.

Fonte: Mundo Conectado