Veja como acompanhar a Semana Gastronômica de Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

29/07/2021 - 17:07

Jaraguá do Sul terá, no mês de agosto, uma edição diferente da Semana Gastronômica. Em função das restrições impostas pela pandemia, a primeira edição foi toda realizada sem participação de público. Esta segunda edição – agora com com a participação da Prefeitura e Epagri –, ocorrerá de forma virtual e presencial, com transmissão ao vivo das palestras e bate-papos, por meio dos canais de comunicação do GastrÔ Jaraguá e dois eventos presencias, com limitação de público: um café na Casa Rux e um jantar especial no Salão Barg, ambos no bairro Rio da Luz.

O foco deste ano é a sustentabilidade socioeconômica, por isso, o evento traz a proposta de relacionar gastronomia e agricultura familiar, com elementos turísticos, apresentando as mudanças comportamentais do público consumidor ocasionadas pela pandemia.

Serão abordados temas como gastronomia sustentável, nutrição e alimentos saudáveis, bebidas artesanais e origem dos produtos, meio ambiente e a cadeia produtiva, destinação de resíduos e a compostagem.

“Queremos aproximar nossa cultura com a gastronomia e a agricultura familiar, fomentando esta cadeia produtiva, para que todos evoluam juntos”, informa a diretora de Turismo, Leila Modro.

Chef Márcio Correa, organizador do evento, lembra que as pessoas estão buscando qualidade de vida e uma alimentação mais saudável, desta forma, para o segmento gastronômico, a agricultura familiar está se tornando uma referência.

“As formas de produção de alimentos no meio rural interferem diretamente no segmento gastronômico e o desenvolvimento da agricultura orgânica está atrelada à demanda dos consumidores”, salienta.

A Semana Gastronômica ocorrerá de 9 a 19 de agosto e contará com a participação de chefes, nutricionistas, sommelier, bartender e mestre cervejeiro, entre outros.
Na abertura ocontecerá o lanche colonial, na Casa Rux, a partir das 15h.

O jantar especial no Salão Barg será no encerramento da programação, dia 19 de agosto, a partir das 20h. Estes dois eventos serão abertos ao público e seguirão todas as regras de segurança quanto à Covid-19.

Participam desta edição do evento, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, por meio da Diretoria de Turismo e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), além de produtores rurais de Jaraguá do Sul: Casa Rux, Cantinho da Montanha, Pesque Pague Recantos dos Amigos, Cachaçaria Junckes, Sítio das Pitaias, Embutidos Vicini.

Onde acompanhar

Instagram

Youtube

Veja aqui a programação completa do evento.