Checar constantemente os itens do carro - principalmente quando é um veículo de uso frequente - é essencial para garantir a vida útil do automóvel. Além disso, o motorista poderá se certificar de um bom funcionamento no dia a dia. Mas nem sempre é necessária a revisão de um profissional para deixar em dia alguns itens, podendo ser acompanhados pelo próprio motorista. E é muito fácil! Dá uma olhada:

1 - Água

É imprescindível que o nível de água é  que seja checado com frequência, principalmente antes de uma viagem, pois é a água a responsável pela refrigeração do motor.

2 - Óleo
verificar-nivel-oleo-1

Outro nível a ser verificado é o do óleo. Atuando em conjunto com o motor, é de extrema importância que o seu nível não esteja abaixo do mínimo, pois prejudica a lubrificação e a limpeza do motor.

3 - Estepe:
Capturar

Nunca deixe o estepe em mau estado, ele é tão importante quanto os outros pneus, e deve ser mantido em bom estado para ser usado nos momentos de emergência. Na manutenção e revisão, não esqueça de pedir também Portanto, sua manutenção e revisão devem ser realizadas periodicamente.

4 - Extintor
meuautomovelrevisao4

Confira sempre se o extintor está no local correto e com o prazo de validade em dia.

5 - Luzes:
meuautomovelrevisao5

Os piscas, a luz de freio, a ré, o alerta, a iluminação traseira, os faróis alto e baixo devem ser sempre testados antes de pegar a estrada.

6 - Itens de emergência
meuautomovelrevisao6

É de extrema importância a presença do macaco, do triângulo de sinalização e da chave de roda pelo veículo.

7 - Freio de mão:
meuautomovelrevisao7

O freio de mão deve estar regulado para evitar qualquer tipo de falha.

8 - Volante:
capa_00998

Antes de um percurso mais longo, faça um teste com o carro e repare se há trepidações pelo volante.

9 - Palhetas:
LN600_Escovas-Limpa-parabrisas-600mm_2

A checagem das palhetas pode ser feita de forma visual. É importante que a borracha não esteja ressecada para garantir o bom desempenho quando for necessário utilizar.

10 - Pneus:
meuautomovelrevisao10

Todos os quatro pneus devem ser visto bem de perto.
Lembrando que a revisão periódica em locais especializados é indispensável para o bom funcionamento do veículo. Mas essas são pequenas dicas que podem evitar dores de cabeça futuras, sejam elas com multas ou na parte de manutenção.
Fonte: Terra
Fotos: Shutterstock e Divulgação