Vale usar o truque do borrifador de água para adestrar seu gato?

Por: OCP News Jaraguá do Sul

31/03/2016 - 10:03 - Atualizada em: 31/03/2016 - 10:21

Muitos dizem que não é possível educar os gatos, e em função disso desistem de tentar ensinar boas maneiras aos felinos. Ensiná-los a se comportar melhor é uma tarefa árdua para seus donos, já que eles são independentes e dificilmente aceitam nossos pedidos.

Além disso, quem está acostumado com cachorro pode sentir uma grande diferença na hora de adestrar um gato. Também é importante saber que os métodos com cães não costumam dar certo com felinos.

Para te ajudar nessa tarefa, pesquisamos um truque simples e fácil que pode te ajudar. Sabe aquele borrifador de água? Ele pode se tornar o seu aliado!

borrifador em gatos

Foto: Divulgação

Como usar

Para desencorajar comportamentos indesejáveis, use um borrifador para espirrar água no momento em que o gato fizer alguma coisa errada (como urinar pela casa, escalar prateleiras, morder flores ou arranhar o sofá).

arranhando-o-sofa

Foto: Divulgação

Tente ser discreto, espirrando a água quando ele estiver de costas para você ou olhando para outro lado, a fim de que ele associe a punição ao comportamento errado e não a você. E espirre a água no corpo do animal. “Nunca borrife a água no rosto, pois isso pode causar um trauma no pet”, explica o veterinário Marcos Martinelli.

Segundo o veterinário, o método é uma boa sugestão para educar os animais. Além disso, eles são mais espertos do que os cães, por exemplo, para entender o que é certo e errado. Poucas “duras” bastam para que ele passe a evitar comportamentos inadequados.

Porém, não é em todo gato que a técnica funciona, pois isso pode variar muito do comportamento de cada animal. Por exemplo, tem bichano que adora água…

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=JRUqnQh63xo” width=”650″ autohide=”1″]