Vale Tombado: assista aqui o documentário jaraguaense

Por: Elissandro Sutil

05/07/2016 - 09:07 - Atualizada em: 06/07/2016 - 13:32

Na terça-feira, 5, foi lançado o documentário jaraguaense “Vale Tombado”, que aborda o tombamento dos bairros Rio da Luz, em Jaraguá do Sul, e Testo Alto, em Pomerode.

Assista o documentário completo abaixo:

No dia 14 de julho, será feita uma sessão especial na Scar, às 19h, com a presença de alguns dos moradores e especialistas que participaram do projeto. A ideia, em seguida, é promover um debate sobre o filme e sobre a questão da preservação histórica.

A produção levanta a discussão a cerca dos limites entre os interesses público e privado, dando voz a moradores e especialistas afetados pelo processo de preservação histórica dos bairros. Segundo reportagem publicada pelo jornal O Correio do Povo, foram sete meses trabalho e imersão na história das comunidades. As primeiras entrevistas começaram a ser rodadas em dezembro, logo após a etapa de pesquisa, que traçou um perfil prévio dos personagens e suas histórias. Cerca de 12 profissionais se envolveram no processo.

O documentário foi produzido pelo Escritório de Cinema, com produção executiva de Gilmar Moretti e direção de Carlos Daniel Reichel, que recentemente concluiu o mestrado em escrita dramática na New York University. A realização do filme contou com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul e apoio da We Art e da Clandestino Filmes.