Vale do Itapocu agora conta com helicóptero para resgate

Por: Elissandro Sutil

21/03/2016 - 10:03 - Atualizada em: 21/03/2016 - 10:35

O Núcleo de Operações Aéreas de Resgate (Noar), conquistou o tão sonhado helicóptero para resgates na região do Vale do Itapocu. A aeronave será emprestada por um ex-militar da Marinha do Brasil e deverá atender em breve.

Composto por voluntários, o grupo Noar conta com uma base de operações própria, cedida pela Prefeitura de Guaramirim, e um hangar – abrigo para reparos de aeronaves –  provisório, cedido por um empresário. Para completar a equipe, agora, um ex-oficial da Marinha do Brasil colocou uma aeronave Robinson 22 à disposição do grupamento.

O líder da proposta é Joannes Spezia, que faz aulas de pilotagem e busca informações técnicas, jurídicas e políticas para fazer com que o projeto – que surgiu em 2008 – se tornasse realidade.

O helicóptero tem capacidade para duas pessoas, e poderá ajudar os bombeiros, a Polícia Militar, os hospitais com transplantes e a Defesa Civil. Ainda não existe data para começar, pois o grupo está angariando fundos para as despesas mensais, de cerca de R$ 20 mil.

Atualmente a região conta com apoio aéreo do helicóptero Águia, da Polícia Militar de Joinville, e eventualmente da aeronave Arcanjo, do Bombeiro Militar de Blumenau.

O grupo também está cadastrando novos sócios que desejam apoiar o projeto. Até o momento são 42 pessoas cadastradas que contribuem mensalmente. Mais informações pela página no Facebook.

Fonte: OCP Online
Foto: Ilustrativa do modelo da aeronave