Por Priscila Horvat
Jaraguá do Sul já ganhou destaque nacional devido a vários fatos marcantes relacionados ao esporte.
Por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a cidade se orgulha em oferecer ao público diversas modalidades esportivas, como atletismo, badminton, basquetebol, beisebol, bicicross, bocha, boxe, fisiculturismo, futebol (de campo, várzea, americano e flag), futsal, handebol, hockey, jiu-jitsu, karatê, muay thay, natação, patinação, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.
Há ainda as opções de tiro esportivo, parapente, ciclismo, judô, canoagem, hipismo, remo e taekwondo. A cidade ainda tem representantes de práticas de capoeira, enduro, mountain bike, skatismo e voo livre.
Todos esses esportes vêm, através dos quase 148 anos da cidade, formando atletas e jogadores que trouxeram inúmeros louros para a cidade. Entretanto, como a cidade ainda é considerada “nova”, se comparada a outras do território brasileiro, alguns acontecimentos ficaram marcados na história esportiva de Jaraguá do Sul. Conheça oito delas a seguir:
Liga Jaraguaense de Futebol – 09/06/1952
Os clubes Ipiranga, Baependi, Faixa Azul, Acaraí, Dom Pedro II (Corupá), Botafogo, Estrela, Água Verde, União e Sertanejo formam a principal liga esportiva amadora da região.
Clube Atlético Baependi – 13/08/1960
Essa data é significativa para o esporte jaraguaense, com a festa de lançamento da pedra fundamental do que seria futuramente o estádio Max Wilhelm, do Clube Atlético Baependi, o primeiro da cidade.
Brasil, tricampeão mundial – 27/06/1970
O terceiro título brasileiro conquistado na Copa do Mundo também teve presença jaraguaense, com o goleiro Eduardo Roberto Stinghen, mais conhecido como Ado, fazendo parte do elenco.
Capital catarinense do esporte amador – 17/10/1980
A cidade sediou pela primeira vez a maior e mais importante competição do segmento do Estado, os XXI Jogos Abertos de Santa Catarina, com delegações de 43 municípios e mais de 3900 participantes.
Arena Jaraguá – 05/05/2007
Um divisor de águas no segmento esportivo da região, a Arena ficou pronta em apenas 19 meses. Com capacidade para 8,5 mil pessoas sentadas, o espaço já foi palco de competições de diversas modalidades e passagens marcantes, como o UFC (veja mais abaixo) e até a passagem da tocha olímpica pela cidade, em 2016, além de vários amistosos e finais emocionantes.
O ginásio também tem agenda aberta para o entretenimento e para o público geral da cidade, com shows, eventos culturais e de lazer, feiras de negócios locais, feirão de empregos e como centro de distribuição de donativos durante campanhas. A Arena se tornou um dos cartões postais de Jaraguá do Sul, e as famílias aproveitam inclusive a área externa, uma área com parque infantil, quadras abertas e academia ao ar livre.
Jaraguaense destaque no Jet Ski – 08/06/2010
Nesta data, Alessander Giardini Lenzi celebrou a conquista do seu 13º título consecutivo do Campeonato Brasileiro de Jet Ski. A façanha ainda ganharia novos capítulos no ano seguinte, quando o atleta teve seu nome registrado no Guinness Book, o livro dos recordes, como piloto com maior número de títulos no mundo nas categorias Free Style e Free Rider Profissional.
UFC em Jaraguá – 18/05/2013
Se tem arena… pode ter gladiadores! E foi isso o que aconteceu na Arena Jaraguá, que sediou o UFC, maior eventos de artes marciais mistas do mundo, que aconteceu pela primeira vez na região Sul. O embate entre Belfort x Rockhold marcou a noite, que encerrou com um nocaute fulminante do brasileiro.
Torneio Touchdown – 17/12/2013
O Jaraguá Breakers conquistou pela primeira vez o título do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. O final emocionante do jogo aconteceu de virada, nos últimos 15 segundos de partida. O ano foi de alegrias para o time, que fechou o Campeonato com melhor ataque, melhor defesa e invicto, com dez vitórias em dez jogos.
Lembra de algum outro marco na história do esporte em Jaraguá do Sul e que merece ser relembrada? Envie sua sugestão para nossa redação!