Começa nesta sexta-feira (5) e segue até o dia 28 de abril a etapa de Florianópolis do maior concurso de “butecos” do Brasil, o consagrado Comida Di Buteco. Há sete anos consecutivos, os bares de Florianópolis têm sido aclamados como alguns dos melhores do Brasil, e este ano não é exceção. Com o slogan “Somos Todos Buteco”, a saborosa disputa comemora 24 anos de existência, sendo seis deles com a participação dos bares de Floripa e região.
Este ano, 28 estabelecimentos da Grande Florianópolis abrem suas portas para os jurados, apreciadores de botecos e amantes da boa comida. Com uma variedade de opções que vão desde clássicos petiscos caseiros até iguarias mais elaboradas, como o petisco de camarão ou o churrasco à moda manezinha, os participantes oferecem uma verdadeira experiência gastronômica.
Originado em Belo Horizonte no ano 2000, o Comida di Buteco cresceu para se tornar um dos concursos gastronômicos mais prestigiados do país, marcando o mês de abril como um momento especial para celebrar a cultura e a culinária brasileiras. Após a fase local, os campeões de cada circuito serão avaliados por um corpo de jurados especializados, culminando na premiação do Melhor Buteco do Brasil, uma honra que será anunciada e celebrada em uma cerimônia especial no mês de julho.
Regulamento
Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição, 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.
Quem disputa na Grande Florianópolis
- Ara Beach Bar (Canasvieiras)
- Aukanaii (Canal da Barra da Lagoa )
- Balcão Mané (Mercado Público)
- Basílio Steak House (Ingleses)
- Borogodó da Ilha (Praça Olívio Amorim, Centro)
- Boteco da Ilha (Beira Mar Norte)
- Boteco do Alemão (Av. Hercílio Luz, Centro)
- Botequim das Flores (Sambaqui)
- Centro Social da Cerveja (Carvoeira)
- Dona Jovem Bar (Av. Hercílio Luz, Centro)
- Gambarzeira (Santo Antônio de Lisboa)
- Giro Floripa (Canasvieiras)
- Morro das Pedras Bar e Restaurante (Morro das Pedras)
- Nacanoa Oyster Bar (Ribeirão da Ilha)
- Oliveira Restaurante (Lagoa)
- Parador 714 (Lagoa)
- Petiscaria Chopp e Prosa (Sambaqui)
- Quinta 32 (Rua Cruz e Souza, Centro)
- Quiosque do Mozo (Praça Pereira Oliveira, Centro)
- Quiosque Fênix (Lagoa)
- Rufus Bar (Lagoa)
- Sufoco’s Bar (Campeche)
- Tonho Boteco (Santo Antônio de Lisboa)
- Trapiche Bar (Mercado Público)
- Wok You (Santa Mônica)
- Capitão Gaivota (Serraria, São José)
- Camarão Manezinho (Barreiros, São José)
- Bendito Boteco (Pedra Branca, Palhoça)