A 21ª edição do Unesc em Dança, inicia na próxima sexta-feira (04) e segue até domingo (06). Os dias de Festival serão divididos em atrações no Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma, e na Universidade, recebendo visitantes de várias cidades do estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

No primeiro dia de programação, o Unesc em Dança contará com Talk Show com convidados especiais que vão levar conhecimento e descontração aos participantes. Oficinas também fazem parte do festival que é gratuito e aberto a toda a comunidade.

“O Festival Unesc em Dança é uma excelente oportunidade, não somente para apreciar os trabalhos de dança da região, mas também como um espaço de aprendizagem e trocas de experiências, além de ser uma porta para que os trabalhos dos professores e coreógrafos sejam conhecidos e reconhecidos, bem como o talento dos bailarinos que estarão no palco", ressalta a curadora e tecnóloga em dança, Carolina da Silveira Hax, uma das responsáveis pela seleção das coreografias e dos grupos.

As apresentações de dança terão gêneros, como Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares. A iniciativa contará com 100 apresentações, sendo a 60 para as categorias infanto-juvenil, que corresponde a participantes de seis a 14 anos e, 40, para na categoria sênior, ou seja, participantes com mais de 15 anos.

Evento aguardado com ansiedade

Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, esse é um momento muito esperado por toda a região e com foco na arte e na cultura, um dos pilares da Universidade. "O evento não tem caráter competitivo, mas tem como objetivo a difusão da cultura e a formação dos profissionais da dança, uma vez que oferece palestras, oficinas e, este ano, com o Talk Show", comenta.

Para Carolina, as oficinas e palestras, com seu caráter de formação, oportunizam aos bailarinos, professores e coreógrafos um momento de aperfeiçoamento. "Todos os bailarinos, professores e coreógrafos podem aproveitar esse momento para prestigiar os demais trabalhos que serão apresentados durante as mostras, tornando-se assim realmente um momento de trocas e aprendizagem", diz Carolina.

Para a coreógrafa da Companhia de Dança Universidade e curadora, Paula Gregório Gonçalves, a magia de poder dançar e expressar vários sentimentos que só quem dança consegue mensurar é uma das grandes emoções que o festival proporciona.

"Que os bailarinos possam ver que existe uma vida dançante e sonhos que podem ser realizados através da arte da dança. E que todos os bailarinos possam guardar e viver esses momentos com toda intensidade, porque só ficarão memórias", sublinha.

O Unesc em Dança é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocinadores das empresas Giassi Supermercados, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Anjo Tintas, SETEP Construções e Bistek Supermercados. A realização é da Unesc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Confira a lista dos selecionados clicando aqui.

https://www.unesc.net/emdanca/coreografias-selecionadas

Programação geral clique aqui.

https://www.unesc.net/emdanca/programacao-geral