Asta Bublitz é um excelente exemplo de mulher que não se abala perante as dificuldades e dá um jeitinho de transformar a realidade a sua volta para melhor, independente das adversidades. Imersa no universo dos caminhões, ela fundou, junto com o sócio Ulisses Truchinski, uma das maiores empresas de transporte rodoviário da região, a Transligue, que já está no mercado há 18 anos.

A empresária admite: “sempre gostei muito de caminhão, não tinha segredo”. Foi com esta paixão e vontade de prosperar, que Asta teve forças para superar o preconceito por ser mulher no meio dos transportes e lutar pelos seus sonhos. “Voltei a estudar e até hoje não deixo de ler e fazer novas especializações para estar integrada sobre as novidades”, comenta. Asta é formada em Ciências Contáveis.

A maior motivação veio de dentro de casa, dos filhos Aline Bublitz Felix e Jean Darci Bublitz. Como toda mãe, ela tinha como objetivo ter condições para pagar os estudos dos filhos. Hoje, Aline é advogada e Jean formado em Comércio Exterior. A lembrança do falecido marido, também impulsionou a empreendedora.

“Ele era caminhoneiro, durante nove anos percorri as estradas com ele, ora como caroneira, ora no volante”, recorda. O marido (in memorian) faleceu durante um acidente de caminhão. O veículo, objeto de sustento da família, também foi perdido.

Asta precisou utilizar o valor do seguro para comprar um novo veículo e contratar um motorista. Nesta ocasião, ela teve apoio de uma empresa de transportes de Guaramirim. Infelizmente, outra fatalidade causou a morte do colaborador e a destruição total do caminhão. Mais uma vez, a joinvilense respirou fundo e começou do zero novamente.

Para as mulheres que desejam empreender, Asta enfatiza que é preciso ter visão e muita vontade de vencer. “Dentro de um dos caminhões, tínhamos a frase ‘nunca é tarde para ser feliz’”, revela.

Com 55 anos, Asta já é avó e tem sete filiais da Transligue espalhadas pelos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além da sede, localizada em Guaramirim. Atualmente, é casada com Adilson Macário de Oliveira Junior.

---

A sede da Transligue fica na Rodovia BR-280 – KM 58, nº 14.100 – Galpão 01 e 02, no bairro Nova Esperança, em Guaramirim. Para mais informações, ligue no (47) 3084-4001 ou entre em contato por e-mail: transligue@transligue.com.br.