Uma infinidade de aromas e sabores: conheça a história da sommelier e chef de cozinha Anne Fogaça

Por: OCP News Jaraguá do Sul

27/03/2017 - 10:03 - Atualizada em: 27/03/2017 - 10:24

Enquanto prepara os alimentos que irá servir nos eventos da Decanter Empório e Bistrô Richter, Anne Caroline Fogaça contempla a vista que tem da janela. A paisagem é a mesma de quando era pequena, porém, Anne consegue observar com mais facilidade agora. Na infância, ela ficava na ponta do pé para ver as árvores no quintal de sua avó, que morava na mesma casa.

Outras características da antiga casa foram mantidas, como os tijolos originais da construção. O ambiente onde hoje funciona o bar era o quarto da querida oma Vanny Radüenz Weller antigamente e a cozinha está exatamente no mesmo lugar. Esse e outros aspectos mantém vivas as lembranças do caminho trilhado pela sommelier em vinhos.

25_fachada

A Decanter Empório e Bistrô Richter foi inaugurada em 2015 e trabalha com uma variada linha de vinhos, oferecendo mais de 400 rótulos na loja e 1.500 sob encomenda. No espaço dedicado às bebidas, todos os produtos necessários para um bom encontro entre amigos, ou a dois. Cervejas, petiscos, chocolates, taças, kits e até mesmo artigos de decoração compõem o ambiente especial e aconchegante.

Para Anne, trabalhar com vinhos é uma realização profissional e emocional. Sua oma, como chama carinhosamente, incentivava a experimentar e sentir o cheiro das flores e verduras cultivadas em sua horta. “Tenho facilidade em reconhecer o aroma dos vinhos graças às experiências que vivi com minha oma. Ela também cozinhava muito bem”, conta.

Formada em fonoaudiologia, ela revela que o tempo em que exerceu a profissão lhe proporcionou a oportunidade de desenvolver outras habilidades. Além de ser sommelier de vinhos, Anne é técnica em gastronomia. “O vinho é surpreendente, tanto pelas embalagens e garrafas quanto pelo produto”, observa.

25_fachada2

No local também há espaço para realização de eventos, como casamentos e aniversários. Quem cozinha e harmoniza as bebidas e comidas que serão servidas também é Anne, com a ajuda do marido, sommelier de cervejas. “Adequamos o cardápio conforme o desejo do cliente, conseguindo oferecer diferentes propostas”, avalia.

Atendimentos para confrarias são realizados frequentemente pela Decanter Empório e Bistrô Richter. Anne apresenta aos participantes curiosidades sobre o vinho, os tipos de uva, como degustá-lo e outras informações que cercam a “cultura do vinho”, como explica ela.

Nesse ano, a sommelier planeja abrir o espaço pelo menos três vezes por semana para o público em geral. No atendimento, os diferentes rótulos de vinho e aperitivos à disposição. “Os clientes gostam do nosso jeito exclusivo, delicado e descomplicado de trabalhar e isso me motiva a crescer”, conclui Anne.

Leia mais no site especial: http://www.mulheresdestaque.com.br