Um roteiro incrível para acessar as 7 Maravilhas de Schroeder

Por: Maria Luiza Venturelli

01/10/2022 - 08:10 - Atualizada em: 23/05/2024 - 11:34

Schroeder está completando 58 anos de emancipação e cresceu muito na última década. Mas, será que você conhece tudo sobre a cidade? Já circulou pelos locais mais bonitos? Preparamos um roteiro pelas 7 Maravilhas eleitas pela comunidade para você aproveitar o fim de semana ou o feriado municipal de 3 de outubro. Tem atrações para todos os públicos.

O roteiro para acessar esses locais é realmente incrível. Pelo caminho, as belezas naturais saltam aos olhos, sendo possível contemplar rios e cachoeiras, animais silvestres, morros de mata frondosa, arquitetura histórica, além de ter uma vista privilegiada da cidade e região.

Confira quais as belezas desses pontos, que atividades podem ser desenvolvidas e como acessar as maravilhas, com as informações repassadas pelo diretor de Turismo, Adilson Pommerening:

1 – Estrada Rio do Júlio

Estrada Rio do Júlio. Foto: Divulgação

Localizada no Norte de SC, é agraciada pela natureza exuberante da Mata Atlântica preservada, que hoje chega a 64% do seu território.
A estrada, que corta a área de preservação ambiental, possui algumas das mais belas rotas para turismo pelo vale Rio do Júlio, hoje muito utilizada por ciclistas e por turistas e visitantes de toda a região. Como este percurso tem extensão de mais de 16km, existem três pontos de apoio para descanso onde é possível registrar imagens da natureza.
Quem visita o local, é agraciado pela exuberância verde, além de passar pelo rio macaquinho, de águas limpa e transparente. Dependendo do dia, poderá avistar animais e aves selvagens que habitam a região.
Acesso pela Rua Otto Elert – Bairro Itoupava-açú.

2 – Usina do Bracinho

Usina do Bracinho. Foto: Divulgação

A história da Usina Bracinho teve início há quase 100 anos, em 1928, e faz parte da trajetória de muitas famílias de Schroeder. A obra impulsionou o desenvolvimento da região Norte de Santa Catarina, entre as décadas de 30 e 60, e se transformou no emprego de muitos pais de famílias que habitavam a região. Passou a gerar energia em 1931, e conta com 15MW de potência instalada, trabalhando forma ininterrupta desde então.
A área onde a usina foi construída, de aproximadamente 4.780 hectares, é de grande relevância ambiental, pois se encontra em um dos maiores maciços florestais contínuos de Mata Atlântica do país.
Atualmente, a usina é totalmente controlada a partir do Centro de Operação da Geração da Celesc, que funciona em Florianópolis, na sede da Celesc. Quando foi inaugurada, atendia Schroeder, Jaraguá e Joinville, hoje, com a demanda, atende apenas um shopping center. Regularmente, a Celesc abre as portas para visitação guiada por profissionais.
Acesso pela Rua Estrada Bracinho – Bairro Bracinho.

3 – Morro Pelado

Morro Pelado. Foto: Divulgação

Em Schroeder III, está um dos melhores pontos para caminhada em trilha até chegar ao topo do “Morro Pelado”. A trilha possui 1.200 metros de comprimento e com uma elevação de 300 metros de altura. A subida é cansativa, mas a recompensa é fantástica: uma área preservada para caminhadas em busca de imagens de 360 graus da cidade.
O Município, juntamente com o setor privado, deverá apresentar projetos futuros para melhorar e garantir que este seja um dos pontos mais visitados, sempre com a preocupação da segurança e da imagem “Naturalmente Schroeder”. Durante a subida, por vários momentos, já foram avistados macacos, quatis, tucanos, aracuã, entre outros animais.
Acesso pela Rua Marechal Castelo Branco, 7350 – Schroeder III

4 – Corredeiras do Rio Bracinho

Corredeiras do Rio Bracinho. Foto: Divulgação

Outro ponto de referência, com grande destaque a nível nacional, são as corredeiras do Rio Bracinho. As águas limpas que cortam a cidade do Norte para o Sul são muito utilizadas para competições de canoagem e outras modalidades aquáticas.
As corredeiras de nível classe 2, 3 e 3+ recebem campeonatos catarinenses e brasileiros de canoagem de descida com classificação e seletiva para o mundial. Para dar destaque a este ponto, a uma nova ponte coberta foi construída, lembrando os modelos antigos que existiam na cidade.
Hoje, dezenas de visitantes passam no local para registrar imagens e desfrutam da paisagem. Em alguns momentos, aproveitam o clima para dar um mergulho nestas águas com temperaturas próximas a 25ºC.
Acesso pela Rua Otto Carlos Doege, 2900 – Bairro Bracinho.

5 – Mirante de Schroeder e Rampa de Voo Livre

Mirante de Schroeder e Rampa de Voo Livre. Foto: Divulgação

A estrada Duas Mamas é uma via secundária de entrada para Schroeder que, com suas características territoriais, ambientais e de colonização preservada, atrai muitos visitantes e amantes do circuito de cicloturismo. A estrada fica no bairro com o mesmo nome, localizado no leste do município, na divisa com a cidade de Joinville.
Contendo uma pequena serra, com 2 quilômetros de subida e aproximadamente 290 metros de altimetria, as paisagens naturais atraem centenas de esportistas e apaixonados por ecoturismo e aventuras.
Em cima da serra, onde se localiza o marco da divisa entre os dois municípios, existe uma trilha que dá acesso ao Mirante Duas Mamas e à Rampa de Voo Livre de Schroeder, aberta recentemente. A trilha com 800 metros de extensão e altimetria de 300 metros exige muito esforço, mas recompensa com uma vista incrível.
Acesso pela Rua Estrada Duas Mamas – Divisa de Schroeder/Joinville.

6 – Figueira Centenária

Figueira Centenária. Foto: Divulgação

A árvore centenária localizada no Bairro Rancho Bom é um dos pontos de destaque em Schroeder. Diariamente, recebe visitantes de toda a região, embora esteja localizada em propriedade particular.
A figueira, que se destaca na paisagem pelo tamanho e exuberância, está na propriedade da família Hennicke, que procura atender a todos os visitantes que buscam chegar mais perto da majestosa árvore que, segundos relatos, passa de 100 anos de existência.
Acesso pela Rua Estrada Rancho Bom, 4700 – Bairro Rancho Bom.

7 – Antiga Prefeitura

Antiga Prefeitura. Foto: Divulgação

A antiga prefeitura de Schroeder foi construída em 1949 e possui características germânicas. Está localizada no centro da cidade que, neste período, ainda pertencia ao Distrito de Guaramirim.
Em outubro de 1964, a localidade, até então conhecida com Schroederstrasse, foi emancipada e, em meados de 1970, a família Jahn doou a casa para abrigar a Prefeitura de Schroeder, que concentrou as atividades do Poder Executivo até 2006.
Daquele ano até 2020, funcionou como Secretaria da Educação e, desde 2021, abriga a Diretoria da Cultura, Diretoria do Turismo e a Casa da Memória.
Sua história e arquitetura encantam qualquer visitante que passa pelo município e que busca registrar a imagem desse prédio histórico, localizado ao lado do atual prédio da Prefeitura Municipal.
Acesso pela Rua Marechal Castelo Branco, 3.201 – Centro.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc