Último dia: veja os documentos necessários para se inscrever no ENEM 2017

Por: Elissandro Sutil

19/05/2017 - 10:05 - Atualizada em: 19/05/2017 - 10:40

As inscrições para a prova do Enem deste ano começaram no dia 8 e vão até o dia 19 de maio. As provas acontecem nos dia 5 e 12 de novembro. Veja agora tudo que você precisa saber para garantir sua inscrição:

Documentos necessários

Acesse o endereço www.enem.inep.gov.br/participante e tenha em mãos o seu CPF. Você vai precisar dele e da sua data de nascimento para acessar a tela inicial. O sistema do site vai preencher o seu nome e o nome da sua mãe automaticamente. Em seguida, você poderá preencher outros dados como o seu endereço, números de telefone e e-mail.

Impressão de boleto ou pedido de isenção

A taxa de inscrição para o Enem 2017 subiu para R$ 82, o que deixou muita gente bem indignada. Infelizmente, quem não tem direito a isenção, precisa pagar este valor para ter a inscrição liberada. Veja os casos em que não é preciso pagar a taxa:

  1. Concluintes do Ensino Médio matriculados na rede pública de ensino;
  2. Membros de família de baixa renda em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritos no CadÚnico;
  3. Membros de família com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral em escolas particulares.

O pedido de isenção é avaliado automaticamente e caso não haja aprovação, a tela de boleto aparecerá em seguida.

Novidades da prova para este ano

Agora, além de gestantes, lactantes, idosos e alunos em classe hospitalar, candidatos diagnosticados com algumas doenças, como diabéticos que usem bomba de insulina, também terão o direito a atendimento específico. Pessoas travestis e transexuais podem solicitar o uso do nome social no exame.

Fonte: G1