Turismo funerário? 30 cemitérios de SC entram para o guia da Fundação Catarinense de Cultura

Por: Elissandro Sutil

17/07/2017 - 10:07 - Atualizada em: 17/07/2017 - 11:00

A Fundação Catarinense de Cultura lançou nesta segunda-feira, 17, um guia sobre o patrimônio cultural funerário de Santa Catarina. Assinado pela historiadora Elisiana Trilha Castro, a cartilha reúne informações sobre 30 cemitérios do estado que representam a diversidade cultural dos ritos e locais funerários de SC.

Cemitério de Gatos em Blumenau

Cemitério de Gatos em Blumenau

Dentre os cemitérios mais curiosos do estado estão o cemitério de gatos da blumenauense Edith Gaertner, que conta com nove lápides dos mais de 50 gatos da atriz, e o cemitério municipal de Xaxim que possui mausoléus com telhados em duas águas, lembrando uma casa.

Portal do Cemitério Municipal da cidade de Lontras

Portal do Cemitério Municipal da cidade de Lontras

A intenção da publicação é valorizar a preservação destes locais que funcionam como arquivos históricos a céu aberto. Um epitáfio remanescente de um cemitério de Pedras Grandes, na localidade de Azambuja, por exemplo, faz um retrato da época em que a edificação foi levantada.

Cemitério do Contestado em Irani

Cemitério do Contestado em Irani

O guia também discorre sobre o conceito de Turismo Funerário que já acontece em todo mundo e tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. As visitas guiadas no cemitério Nosso Senhor do Bonfim, em Minas Gerais, são um bom exemplo desse tipo de turismo.

Acesse o guia completo clicando aqui.

Fonte: G1/SC