O trevo de Guaramirim vai virar viaduto! Confira os detalhes do projeto

Por: Elissandro Sutil

25/05/2017 - 14:05 - Atualizada em: 26/05/2017 - 08:34

**ATUALIZAÇÃO**

Na manhã desta quinta-feira (25), pouco antes da assinatura da ordem de serviço, foi apresentado ao governador do Estado, Raimundo Colombo, um vídeo que mostrou detalhes do novo viaduto que será erguido em Guaramirim, na BR-280. Esta obra dá início ao processo de duplicação do Trecho Urbano, uma reivindicação de anos feita pela comunidade local.

Assista ao vídeo:

Agora que foi assinada a ordem, a Infrasul – vencedora da licitação e responsável pela construção – já deve começar os trabalhos a partir da tarde deste mesmo dia.

—-

Artigo publicado originalmente em 15 de maio de 2017.

Parece que tem mais uma obra importante chegando na região, galera! Essa é daquelas bem necessárias, e promete desafogar o trânsito em um dos trechos críticos da nossa BR-280. Olha só, a rotatória que liga a BR-280 à SC-108 (indo para Massaranduba), dará lugar a um viaduto, que deve diminuir em até 60% as filas que se formam no local, principalmente nos horários de maior movimento. Uma bela mão na roda para os viajantes, hein?

A construção desse elevado faz parte da primeira etapa do projeto de duplicação do trecho urbano da BR-280, em Guaramirim. Veja o mapa e entenda de qual rotatória estamos falando:

ondevaificaro-viaduto-elevado

Clique na imagem para acessar o Google Maps

Imagem1

Olha aí a rotatória que hoje liga a BR-280 com a SC-108 e que dará lugar a um viaduto lindo e útil para desafogar o trânsito <3

Segundo o que está no projeto da obra, o elevado terá 60 metros de comprimento com 23 metros de largura, sendo divididos em quatro pistas. Ao todo serão 600 metros de pavimentação em toda extensão, de ponta a ponta. O prazo para execução da obra é de 12 meses.

Imagem4

Ainda não há data definida para o início dos trabalhos, pois é preciso esperar a assinatura da ordem de serviço pelo governador Raimundo Colombo. Em texto enviado à imprensa, o secretário executivo da ADR de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani, disse que a previsão é que Colombo venha à região até o fim deste mês de maio, tanto para o lançamento do Fundam 2 (Fundo de Apoio aos Municípios) e assinatura do elevado, no valor de R$ 40 milhões.

Elevado Guaramirim

A proposta é boa, né? Mas a gente só espera que esse viaduto não vire numa “novela” parecida com a do outro, aquele que fica entre os bairros João Pessoa e Centenário, na Avenida Prefeito Waldemar Grubba. Inclusive, vale a pena relembrar a singela homenagem que fizemos a essa obra “épica” aqui na cidade, com as 10 coisas que vão acontecer antes de inaugurar o viaduto do João Pessoa. 😛

Imagem2

Mas não confunda, a duplicação do trecho urbano da BR-280 não está relacionada com a duplicação da rodovia entre São Francisco do Sul até Jaraguá do Sul. Para entender melhor, leia a esta matéria do O Correio do Povo, da repórter Ana Paula Gonçalves: Assinatura para obra de duplicação do trecho urbano da BR-280 completa três anos.

E o Fundam?
O investimento previsto para a nova edição do Fundam é de R$ 700 milhões, para que os municípios possam investir em diferentes áreas que precisem, como saúde, educação, infraestrutura e outros. A proposta agora é de que os gestores das ADRs orientem as equipes das prefeituras para que estas comecem a montar os seus projetos dentro das características previstas.

Isso quer dizer que está vindo mais um dinheirinho para investimentos na cidade. Basta saber agora qual projeto será lançado pela administração de Jaraguá do Sul e esperar a aplicação dessa verba aqui na cidade. 😉