Trapamédicos: grupo de voluntários que transforma o ambiente hospitalar em Blumenau

Transformar o ambiente por meio de sorrisos e gestos. Este é o principal objetivo da ONG (Organização Não Governamental) Trapamédicos que, utilizando a figura do palhaço, atua há 13 anos em Blumenau para proporcionar conforto e acolhimento para pacientes em tratamento em hospitais e clínicas na cidade.

Inspirada pela sua vó que sempre fez voluntariado em ambiente hospitalar, Adriana Kreibich da Costa, presidente e fundadora do grupo, conheceu a chamada palhaçoterapia, ficou encantada e criou sua personagem Dra. Biscoito, que ao longo dos anos foi ganhando novos amigos.

Dra. Biscoito (de lenço vermelho) e outros voluntários | Foto Divulgação

O Trapamédicos iniciou com quatro pessoas e hoje já soma cerca de 70 voluntários, doutores em “besteirologia”, como são chamados os que trabalham como palhaços de hospital. Em duplas, eles visitam semanalmente os hospitais Santa Isabel, Santa Catarina e Santo Antônio, além da Clínica Renal Vida.

Para participar, não há nenhum pré-requisito, apenas dedicação e comprometimento. Porém, segundo Adriana, os voluntários passam por seis meses de treinamentos e capacitações para realizarem as visitas.

Os integrantes novatos – chamados de Trapas Café com Leite – são acompanhados por voluntários mais experientes, que têm a missão de orientá-los em cada intervenção. Depois de um ano atuando neste formato, eles passam por uma formatura e então se tornam Trapamédicos.

Voluntários do Trapamédicos | Foto Divulgação

“Somos uma grande família. O engraçado que nosso trabalho é muito sério. Gente boa que se juntou com gente boa e dedicam talento e tempo fazendo coisas para outras pessoas, sem ganhar nenhum bem material em troca. Pessoas que têm o ideal de servir como uma premissa de vida, e são capacitados para desenvolver o trabalho a que se propuseram”, afirma.

Para Adriana, a maior dificuldade é a incerteza de como o ambiente estará antes da chegada dos voluntários, o que justifica tanto preparo da equipe. “Estamos lidando com pessoas com sentimentos e emoções à flor da pele, que estão passando por momentos difíceis. Por isso, precisamos ter muita cautela no nosso trabalho para não invadir o espaço do outro”, ressalta.

Mas, com certeza, a mudança para melhor desse mesmo ambiente é a maior conquista dos voluntários. “Isso vem através de um sorriso, um abraço ou até mesmo de palavras de agradecimento. Essa é a nossa maior recompensa”, destaca.

Outros projetos

Em 2013, o projeto Trapamédicos cresceu com a chegada do Trapapet, onde as estrelas são os cães. Acompanhados por voluntários, eles visitam o Asilo São Simeão e ala psiquiátrica do Hospital Santa Catarina com o objetivo de levar o carinho e um pouco da animação dos animais para os pacientes. “É uma intervenção muito bonita e espontânea, porque cada pessoa reage de uma forma aos focinhos”, conta Adriana.

Projeto Trapapet | Foto Divulgação

Para estarem aptos ao projeto, os cães passam por avaliação prévia e mensalmente acontece uma reunião com adestrador para exercícios de comportamento.

Outra vertente é o Projeto Alecrim, que utiliza a música como ferramenta de transformação do ambiente, e é voltado especialmente para crianças hospitalizadas e nas alas psiquiátricas.

Neste caso, os Trapamédicos responsáveis pela ação realizam as visitas nos corredores e leitos, com instrumentos musicais e entoando canções populares, convidando os pacientes a interagir.

Projeto Trapacello | Foto Divulgação

Em abril, também foi criado o Trapacello, que leva música nas recepções dos hospitais. “Tudo isso com o intuito de transformar os espaços e amenizar a pressão do ambiente hospitalar”, ressalta Adriana.

Como participar e fazer doações para os Trapamédicos

O processo de seleção para novos voluntários é realizado de acordo com a demanda. Se você tem interesse em participar, pode preencher o formulário para ser comunicado das novas datas clicando aqui.

Como o Trapamédicos é uma ONG sem fins lucrativos e sem apoio governamental, todas as despesas são custeadas com ajuda de voluntários, apoiadores e patrocinadores. Se você tem interesse em ajudar, pode contribuir na seguinte conta bancária:

TRAPAMEDICOS – VOLUNTÁRIOS DA SAÚDE
VIACREDI – Banco 085
Agência: 0101-5
C/C: 880247-5
CNPJ: 15.454.402/0001-33

Saiba mais no site, página no Facebook e Instagram.