Trânsito: Avenida Waldemar Grubba é a rua com o maior número de acidentes em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

19/05/2016 - 09:05 - Atualizada em: 19/05/2016 - 11:49

A rua que vai para a WEG II, que leva à BR-280, que nos faz chegar em Guaramirim e que tem o viaduto mais interminável da história é a Waldemar Grubba. Que esta é uma das avenidas mais movimentadas de Jaraguá do Sul a gente sabe, mas você sabia que ela lidera o ranking de vias com o maior número de acidentes da cidade? 😮

Uma pesquisa divulgada pela Polícia Militar de Jaraguá do Sul mostrou um relatório do ano de 2015: ao todo 9,8% das colisões registradas na cidade no ano passado aconteceram na via – foram 336 acidentes no período, mais do que o dobro da segunda colocada no ranking, a Rua José Teodoro Ribeiro, que registrou 159 ocorrências. No total, o município contabilizou 3.407 acidentes e sete mortes no trânsito em 2015.

Segundo avaliação do diretor de trânsito de Jaraguá do Sul, Rogério Kumlehn, a configuração e a importância da via são dois fatores que contribuem consideravelmente para o problema. “Esta é a avenida com maior fluxo da cidade, pois ela liga diversas localidades. Por ela trafegam diariamente uma média de 43 mil veículos, o que por si só já aumenta as chances de acidente. Outra questão é que por conta da estrutura da via, os motoristas tendem a abusar no excesso de velocidade”, explica o diretor.

Conforme relatório da PM, das 3.407 ocorrências contabilizadas no ano passado, em todas as ruas da cidade, 2.740 (80,4%) foram fruto de distração do motorista. Em seguida, com bem menos casos, está desobediência à sinalização (4,9%), e em terceiro, embriaguez ao volante (3,1%).

Para o tenente Antônio Benda da Rocha, efetuar um estudo técnico profundo da via, a fim de melhorar a sinalização e organização do trecho, é primordial. “Se ocorrem acidentes é porque algo não está correto. Acreditamos que a inauguração do viaduto já vai auxiliar, mas para ser eficiente o trânsito precisa ser extremamente organizado”, defende.

Veja as ruas que mais tiveram acidentes em 2015:

Sem-Título-2

Fonte: Kamila Schneider/OCP Online
Imagem: Google Street View