Transferido para esta quinta-feira, desfile de abertura da 38ª Oktoberfest é cancelado

Foto: Clio Luconi/Oktoberfest Blumenau

Por: Luan Tamanini

05/10/2023 - 14:10 - Atualizada em: 05/10/2023 - 15:01

O desfile de abertura da 38ª Oktoberfest Blumenau, que havia sido transferido para a noite desta quinta-feira (5), foi oficialmente cancelado. De acordo com a Prefeitura de Blumenau, a decisão foi tomada em virtude da chuva que cai sobre a cidade e a previsão para as próximas horas.

O tradicional desfile seria inicialmente realizado na noite de quarta-feira (4), antes da cerimônia de abertura da festa, mas foi adiado para o dia seguinte devido às fortes chuvas. Como o tempo seguiu instável, o cancelamento foi anunciado.

Outros seis desfiles estão previstos para acontecer durante a 38ª Oktoberfest, sendo cinco na Rua XV de Novembro e um na Vila Itoupava. O próximo está agendado para sábado (7), às 16h. Confira abaixo a programação:

07 de Outubro – 16h
08 de Outubro – 10h (Desfile na Vila Itoupava)
11 de Outubro – 19h30
14 de Outubro – 16h
18 de Outubro – 19h30
21 de Outubro – 16h

Nível do rio

O nível do Rio Itajaí-Açu segue baixando na cidade. Segundo o AlertaBlu, o pico foi registrado às 2h15, quando o rio chegou a 8,78 metros. Na última medição, realizada às 14h, o nível do rio era de 7,53 metros, e a expectativa é que siga baixando nas próximas horas.

O AlertaBlu, porém, prevê uma nova elevação a partir desta sexta-feira (6), com potencial de inundação gradual da cidade, já que há condição para chuva persistente de moderada a forte intensidade acompanhada de trovoadas entre sexta e domingo (8). Segundo a previsão do tempo, há risco para temporais acompanhados de descargas elétricas, chuva intensa em curto espaço de tempo e queda de granizo de forma pontual.

“Devido à persistência da chuva são previstos volumes bastante expressivos entre os dias 6 e 8 de outubro. Permanece aumentado o risco para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos no Município. A manutenção da chuva sobre a região do Médio e Alto Vale do Itajaí provoca uma nova elevação do nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau, o que agrava ainda mais o potencial da inundação gradual”, afirma o órgão.