Transcarioca: maior trilha do Brasil é inaugurada e tem 180 quilômetros!

Por: Elissandro Sutil

15/02/2017 - 10:02 - Atualizada em: 15/02/2017 - 10:58

Se você é daqueles que curte um rolê cheio de aventuras e contato com a natureza, pode preparar a mochila e um bom tênis, pois a maior trilha do Brasil acaba de ser inaugurada.

Pedro da Cunha e Menezes, especialista em Unidades de Conservação Urbanas, idealizou em seu livro escrito no ano 2000 “Transcarioca: todos os passos de um sonho, uma super trilha que, 17 anos depois, sai do papel direto para cidade do Rio de Janeiro.

A trilha foi oficialmente inaugurada no dia 11 de fevereiro. Divida em 25 trechos, interliga seis Unidades de Conservação, incluindo o Parque Nacional da Tijuca e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Seus 180 quilômetros, que podem ser percorridos integralmente em 12 dias, contam com um sistema de sinalização internacional.

A Transcarioca, que liga a zona oeste à zona sul, será utilizada também como suporte à educação ambiental e modelo de conservação da Mata Atlântica. Segundo o guia turístico Jeremias Freitas, a melhor época para percorrer a trilha é de abril a setembro. Ir no verão não é uma boa ideia, por conta das tempestades e raios.

Saiba mais no site oficial e veja mais imagens no Instagram.

A trilha, que tem acesso gratuito, se mantém com a ajuda de mais de mil voluntários e equipes profissionais dos parques cariocas. O único problema ainda é a segurança, ao que parece não houve maiores investimentos ou reforços para essa área. Veja o mapa:

mapa-geral3

Foi lançado também um mini-documentário sobre a mais nova maravilha brasileira. Veja abaixo:

 Engavetada desde a década de 1990A ideia da Transcarioca nasceu nos anos de 1990, mas ficou engavetada durante mais de uma década. O projeto saiu do papel após os esforços de mais de mil voluntários, incluindo governo, gestores dos parques e diversas instituições.

Fontes: Sos SolteirosG1, R7, O Globo, Trilha Transcarioca