Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Tradição de Natal que estava extinta no Brasil volta a ressoar em Pomerode

Foto: Nugali/Divulgação

Por: Priscila Horvat

09/12/2024 - 15:12 - Atualizada em: 09/12/2024 - 15:18

Um som antigo, que rememora os Natais da Alemanha e está praticamente extinto no Brasil, voltou a ressoar em Pomerode neste fim de ano. O Tour da Nugali Chocolates, na Rota do Enxaimel, vai apresentar ao público o único realejo construído no país. A curiosa caixa musical é uma tradição com mais de 200 anos de história e que até hoje é comum nos mercados de Natal europeus.

O realejo é um instrumento 100% mecânico, feito em madeira, que funciona quando se gira uma manivela. As músicas natalinas são gravadas em rolos, com buracos determinando os sons a serem emitidos. Quando o buraco do rolo encontra as saídas de 26 válvulas pressurizadas, abastecidas por foles, o ar vai para uma flauta, que faz a mágica acontecer.

Há registro de que imigrantes alemães trouxeram realejos para o Brasil no século XIX, mas a tradição foi silenciando no século XX e hoje está extinta no país. Ou estava. Ivan Blumenschein, engenheiro e sócio da Nugali Chocolates, construiu o primeiro realejo brasileiro, pesquisando literatura antiga alemã. Algumas das peças tiveram de ser importadas da Alemanha e da Inglaterra, assim como os rolos com as músicas.

O instrumento vem sendo usado em eventos culturais de Pomerode, como a Osterfest, e neste Natal estará pertinho do público, que poderá até experimentar a caixa musical.

“Já vi pessoas de mais idade, que ainda guardam o som na memória, emocionadas por ouvir um realejo tantos anos depois. Essa é a beleza da tradição, e é o que nos moveu a expor ao público esse instrumento”, avalia Blumenschein.

Como visitar

Desde o último dia 2, o realejo está na fábrica da Nugali Chocolates. A visita pode ser realizada de segunda a sexta-feira, em dois horários: às 10h e às 15h. O endereço é Rua Testo Alto, 4.848.

O tour funciona todos os dias, das 9h às 16h, e apresenta o processo de fabricação de chocolates de maneira interativa e lúdica, inclui uma estufa com pés de cacau e baunilha, abelhas brasileiras sem ferrão, experiências sensoriais e um panorama de como as amêndoas de cacau são transformadas nas delícias da marca. Também não pode faltar a degustação, que é à vontade! Em períodos de maior demanda, como as férias escolares, é recomendável fazer a reserva pelo site da empresa.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp