Trabalhador da WEG já pode ter energia solar mais barata em casa

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/11/2017 - 09:11 - Atualizada em: 22/11/2017 - 09:59

Os mais de 40 mil colaboradores da FIESC, ENGIE, WEG, SESI-SC, SENAI-SC, IEL e CELESC interessados em adquirir sistemas de geração de energia solar para suas residências com condições facilitadas já podem se inscrever no Programa Indústria Solar.

O Programa está dividido em fases, sendo que a primeira consiste de um projeto piloto que ofertará sistemas fotovoltaicos residenciais com preços especiais e taxas de financiamento atrativas para os colaboradores das instituições parceiras.

Em 2018, tais facilidades serão estendidas aos colaboradores de outros segmentos empresariais catarinenses bem como às próprias indústrias.

O Indústria Solar tem o potencial de ser a maior ação de popularização da energia solar já realizada no Brasil. O país conta atualmente com apenas 17 mil sistemas fotovoltaicos em operação, sendo 1.174 em Santa Catarina.

Como funciona a tecnologia

Um sistema fotovoltaico gera energia elétrica por meio da radiação solar. Normalmente instalado nos telhados, o sistema é a tecnologia mais disseminada no planeta para a microgeração distribuída de energia limpa e renovável.

As residências e empresas que possuem esses sistemas produzem a própria energia que consomem, sendo que qualquer excedente é jogado na rede elétrica e se transforma em créditos junto à Distribuidora.

Esses créditos, que possuem uma validade de cinco anos, são utilizados nos momentos em que a unidade estiver consumindo mais energia do que gerando, como dias de chuva ou à noite.

Para se inscrever no Programa Indústria Solar clique aqui.