Top 10 motivos para amar Jaraguá do Sul; confira

Foto: Mike Newbry/Unsplash

Por: Milena Natali

08/07/2024 - 17:07 - Atualizada em: 08/07/2024 - 17:37

Há coisas que nunca mudam, e em Jaraguá do Sul não é diferente! Separamos 10 práticas e lugares que são impossíveis de não serem associados à cidade da malha.

Almoço de domingo

Ah, Jaraguá do Sul… Aqui, o almoço de domingo é mais que uma refeição, é um momento de reunir a família em torno da mesa para saborear um bom churrasco (ou marreco) com a maionese da vovó, e para finalizar, aquele sagu com creme inglês.

Schutzenfest

A Schutzenfest é o ponto alto do ano, onde a cidade se veste com suas cores e tradições germânicas. É um festival de música animada, danças e competições de tiro. Todo jaraguaense entra no clima e festeja junto com amigos e familiares.

Foto: Arquivo OCP

Maria fumaça

Não podemos esquecer da Maria Fumaça, aquela locomotiva a vapor que atravessa paisagens incríveis, relembrando os tempos áureos do transporte ferroviário. É um passeio nostálgico que traz à tona memórias de infância.

Foto: Arquivo OCP News/Eduardo Montecino

Bailões de sociedade

E que tal os bailões de sociedade? Esses encontros animados são momentos únicos onde nos transportamos para épocas passadas ao dançar ao som de polcas e valsas.

Música e arte por todo lugar

Aqui, a música e a arte estão por todo lugar. Desde os corais que encantam em eventos locais até as exposições de artistas talentosos que adornam nossos espaços, sejam eles ao ar livre ou não.

Foto: Divulgação

Conversas em outros idiomas

Em Jaraguá do Sul, é comum ouvir conversas em outros idiomas. A influência germânica ainda se faz presente, especialmente nos bairros mais tradicionais, onde o alemão é falado com carinho por alguns dos moradores mais antigos.

Morro Boa Vista

Subir o Morro Boa Vista é uma aventura que todos deveriam experimentar. Lá de cima, temos uma vista deslumbrante da cidade e das montanhas ao redor. Sem contar que, nos dias propícios para “voar”, o céu de Jaraguá do Sul transforma-se em um verdadeiro arco-íris.

Foto: Unsplash

Festivais gratuitos

E os festivais gratuitos? São eventos que enchem nossos finais de semana de diversão e cultura, com música ao vivo, gastronomia local e atividades para toda a família.

Capivaras

Ver capivaras no meio da rua é uma cena típica de Jaraguá do Sul, ou até mesmo atravessando uma faixa de pedestres… Isso acontece especialmente em áreas próximas aos rios e lagos da cidade, onde esses animais encontram seu habitat natural.

Foto: Jaime Dantas/Unsplash

Parque Malwee e Pico Malwee

No Parque Malwee e no Pico Malwee, encontramos refúgios naturais que nos permitem respirar ar puro e praticar esportes ao ar livre. São lugares perfeitos para caminhadas, ciclismo e momentos de lazer.

Foto: Andreia Nunes

Notícias no celular

Whatsapp

Milena Natali

Redatora de entretenimento e cotidiano, apaixonada por contar histórias através da escrita.