Timelapse do Google mostra como Jaraguá do Sul mudou desde 1984

Por: Elissandro Sutil

16/04/2018 - 10:04 - Atualizada em: 16/04/2018 - 10:15

De 1984 para cá, muita coisa mudou em Jaraguá do Sul, principalmente as paisagens. E para comparar essas mudanças, o Google Earth Engine lançou uma ferramenta que mostra uma animação de qualquer lugar do mundo, com imagens das últimas três décadas.

É possível navegar pelo mapa e escolher um ponto do planeta para ver as alterações feitas pelo homem e pela natureza no local.

A ferramenta utiliza imagens de satélite de cada ano para criar o vídeo acelerado. Dá um look no teste que a gente fez com Jaraguá:

E pra quem ficou curioso para ver essas mudanças em outros lugares do mundo, tá aqui um passo a passo de como mexer na ferramenta.

Passo 1. Acesse a página de Timelapse do Google Earth Engine e navegue pelo mapa mundi com os controles do canto superior esquerdo. Também é possível explorar com o mouse, ao arrastar a imagem para os lados e aproximar a tela com o botão scroll;

Passo 2. Procure pelo nome da cidade desejada no campo de busca. Escolha a melhor opção entre os resultados para ir direto ao ponto;

Passo 3. Pressione o botão de play para visualizar a animação;

Passo 4. Clique sobre um trecho específico na linha do tempo do vídeo para ver a imagem congelada daquele ano;

Passo 5. Abaixo do mapa mundi principal estão alguns locais sugeridos pelo Google, caso queira ver também.

Agora é só “se divertir” observando as mudanças em cada cantinho desse mundo – ou do seu bairro! 😉

—–

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO NO SEU WHATSAPP CLICANDO AQUI.

—–

Leia também: