Tendências de moda serão apresentadas no OCTA Fashion 2018, em Florianópolis

Por: Emilly Leal

11/11/2018 - 08:11 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:09

Das pesquisas à produção, o maior evento de moda de Santa Catarina, o OCTA Fashion – Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas, tem os últimos detalhes alinhavados.

O desfile que chega em sua oitava edição está marcado para ocorrer no dia 28 de novembro, com início às 19h, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras.

Na passarela, sob o tema “Deslocamentos”, serão apresentadas criações dos alunos formandos do curso de Moda da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), uma oportunidade inédita de apreciar o que há de mais recente e criativo no mundo fashion.

Foto Pedro Bonacina / Divulgação.

O tema “Deslocamentos” inspirou 33 alunos formandos a produzir três criações cada para o dia do desfile. Conforme a professora do curso de Bacharelado em Moda da Udesc, Daniela Novelli, o tema extrai a ideia de mudar de posição, ir de um lugar a outro, deslocar-se.

“A imigração é, em primeiro lugar, um deslocamento de pessoas no espaço físico. Porém, o espaço dos deslocamentos não é apenas geográfico; há também diferentes culturas e novos lugares simbólicos de diálogo, típicos da globalização contemporânea”, explica Daniela.

A formanda Marina Casagrande explica que esse projeto começa na quarta fase do curso de Moda da Udesc e acredita que o OCTA Fashion não só é uma vitrine de talentos de moda.

Que o evento também mostra a capacidade criativa e o conhecimento de materiais, modelagens, estilos e design, como uma revelação de profissionais prontos para o mercado, já que a organização do evento também é parte das atribuições dos alunos.

Foto Pedro Bonacina / Divulgação.

Os olhos estarão voltados para cada detalhe do que será apresentado na passarela do OCTA Fashion. O evento normalmente é coordenado pela professora Balbinette da Silveira, porém quem está à frente desta edição é a professora Amanda Queiroz Campos.

Segundo Amanda, o OCTA é uma oferta máxima do curso em aplicação prática dos conhecimentos desenvolvidos durante os semestres anteriores do Bacharelado em Moda da Udesc.

“Não somente as coleções desfiladas, bem como a organização do evento são partes integrantes do projeto político-pedagógico e desenvolvidas ao longo do curso.  As práticas variadas possibilitam aos alunos um preparo muito mais holístico para o mercado de trabalho no amplo setor da moda, principalmente na área de comunicação”, destaca a professora.

O evento é aberto à comunidade em geral e a universidade disponibiliza convites na semana que antecede o evento, no departamento de moda da UDESC.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp? Clique aqui