O verão está aí e a temporada de cruzeiros na costa brasileira é uma ótima opção de passeio de férias. A viagem marítima proporciona diversão e conforto aos passageiros, que têm a chance de aproveitar a infraestrurura complexa dos navios, verdadeiros resorts flutuantes. Além da diversão à bordo, os roteiros terrestres permitem conhecer vários destinos, numa única viagem.

Segundo dados da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos - CLIA Brasil - , serão mais de 496 mil de leitos disponíveis, 13% a mais em relação ao período anterior, com 585 escalas em destinos como Rio de Janeiro, Santos, Búzios, Salvador, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Balneário Camboriú, Portobelo, Cabo Frio, Recife, Angra dos Reis, Maceió, Ubatuba e Fortaleza.

Entre os navios que navegarão na temporada 2018/2019 pela costa brasileira estão: o gigante MSC Seaview, a estrela mais aguardada da temporada, que navegará apenas pelo litoral do Brasil; o MSC Fantasia, que, além do Brasil, tem pernoite em Buenos Aires e paradas em Punta del Este e Montevidéu; o MSC Poesia, saindo de Santos, ficará dedicado às rotas do Uruguai e Argentina; o Costa Fascinosa, que mescla roteiros entre os litorais brasileiro, uruguaio e argentino.

O Costa Favolosa combinará destinos da costa brasileira com a capital argentina e uruguaia, além da parada na praia de Copacabana (RJ) na noite de Réveillon e dos roteiros temáticos Fitness & Bem-Estar, Dançando a Bordo e Emoções em Alto Mar, do cantor Roberto Carlos. Já o Pullmantur Sovereign, conhecido como “Soberano”, fará minicruzeiros pelo litoral brasileiro e rotas de maior duração nas datas das festas, incluindo parada em Copacabana para a queima de fogos do Réveillon.

Sobre os cruzeiros de travessia entre Europa e América do Sul, as escalas de ida ou volta destes navios citados incluem, além dos portos do Brasil, Itália, Espanha, França, Marrocos, Malta, Ilhas Canárias, Portugal, Ilha da Madeira, Alicante, Tenerife Cabo Verde, cada qual com seu roteiro pré-programado.