Numa semana ainda abarrotada de opções para os amantes da dança em Joinville, sobram atrações para quem sai de casa atrás de algo que não esteja diretamente ligado ao grande festival.

Para estes, a semana já começa bem, com o festival de cinema francês (com filmes para todas as idades, como "Le Petit Nicolas, foto acima), passa por aberturas de exposições na Galeria Victor Kursancew e no Sesc e sarau literário n'O Sebo, chega ao show do ex-Fresno Rodrigo Tavares e descamba num fim de semana de cerveja, antiguidades e palhaçaria. Tem para todos, viu só?

1 - Cinema francês

Seis noites de entrada gratuita, 11 produções (cinco longas e seis curtas) e muito drama, aventura, comédia, romance e até animação.

Esse é o roteiro da terceira edição do Soirée du Cinéma Français (ou Festival de Cinema Francês), que a Aliança Francesa promove nesta semana. Todas as sessões serão com o áudio original e legendas em português. A programação completa está aqui.

Quando: de segunda (23) a sábado (28), às 19h, no Circolo Italiano (rua Prof. Senhorinha Soares, 62).

2 - Documentários de dança

Dentro da programação do 36º Festival de Dança de Joinville, são exibidos dois documentários.

“Corpo de Baile" é o primeiro longa-metragem sobre os 80 anos de história de dança no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, pela visão de 16 bailarinos de diferentes gerações; e “OBS – Orquestra Brasileira de Sapateado” conta a trajetória do sapeado no Brasil a partir da história do grupo impulsionador do gênero.

Quando: terça (24), às 15h e 17h, no Teatro Juarez Machado.

3 - Dia do Escritor

A Livraria O Sebo promove um sarau literário para celebrar a data, com participações dos membros da Confraria do Escritor, da Associação das Letras, da Academia Joinvilense de Letras, da pianista Medely Meister Dib e do projeto A Mão do Amor (degustação e venda de pães funcionais).

Quando: quarta (25), às 19h30, na Livraria O Sebo.

4 - Balé infantil

A bailarina e professora Simone Duarte aproveita o Festival de Dança para lançar seu segundo livro, “Baby Class e Ballet Infantil – Atividades práticas para aulas encantadoras”.

Nele, dá dicas, orientações práticas e compartilha conceitos fundamentais e atividades lúdicas para a estruturação de aulas voltadas para o público infantil. A ênfase é o ensino dos movimentos por meio da ludicidade.

Quando: quinta (26), às 15h, na Feira da Sapatilha (Expocentro Edmundo Dobrawa).

5 - Exposição Íntimo Plural

A mostra da artista ilhoa Sara Ramos está dividida em três núcleos compostos por vídeo, esculturas e instalações em cerâmica e tecido.

As peças abordam a fonte onde se aloja a parte mais obscura de nossa interioridade, que delineia nossos princípios de razão e emoção, os vínculos que construímos entre sensação e percepção, imaginação e memória.

Quando: quinta (26), às 19h, na galeria do Sesc.

6 - Chico Buarque

No show “Caravanas em Construção”, o quarteto formado por Rafaela Antonioli, Záia Freire, Guto Machado e Jonas Nascimento reinterpretam acordes e letras de Chico Buarque, um dos maiores nomes da música brasileira. No repertório constam tanto os clássicos quanto composições mais recentes do artista.

Quando: sexta (27), às 21h, na Casa 97 (rua Arco-íris, 97).

7 - Esteban Tavares

O ex-baixista da banda Fresno chega em forma de trio para apresentar um resumo de seu trabalho solo, que vem desde 2012 e inclui três discos – “Eu, Tu e o Mundo” saiu no ano passado.

Ao seu rock um tanto cinzento fazem contraponto as singelas canções do duo curitibano Projeto Chumbo, que abre a noitada.

Quando: sexta (27), às 23h, no Porão da Liga Pub.

8 - Luciano da Costa Pereira

“Referencial Abstrato” é a exposição com trabalhos em desenho, colagem e pintura que o artista inaugura na galeria da Casa da Cultura.

Com curadoria de Gleber Pieniz, a mostra reúne pela primeira vez os trabalhos produzidos por Costa Pereira nos últimos três anos e propõe um percurso visual por sua atuação entre a pesquisa pessoal no ateliê e as práticas como professor de desenho e pintura.

Quando: sábado (28), às 10h, na Galeria Victor Kursancew (Casa da Cultura).

9 - Clube de Dramaturgia

O terceiro encontro do clube – criado para estimular a leitura de clássicos e obras contemporâneas do teatro e instigar novas produções dramatúrgicas em Joinville – abordará a peça “A Santa Joana dos Matadouros”, de Bertolt Brecht.

Quando: sábado (28), às 19h, no galpão da Ajote (Cidadela Cultural).

10 - Festa “Quase Junina”

No fechamento do mês, a Cervejaria Zeit promove mais um encontro à base de cervejas artesanais, gastronomia, produtos variados, recreação infantil (com o Arte para Todos), caricaturas com os Irmãos Feitosa, entre outras atrações.

A trilha sonora fica a cargo do TnG Duo e das bandas Carabina, Forrobodó e TerrAvista.

Quando: domingo (29), das 11h às 20h, na Cervejaria Zeit (av. Edgar Nelson Meister, 282).

11 - Mercado de Pulgas

Uma verdadeira festa para os amantes da cultura vintage (ou old school, se preferir). Na programação, feira de antiguidades, venda de vinis, produtos de brechó e sebo, discotecagem com o casal William e Cherry e shows com Gipsy Jazz e André Ribeiro.

Quando: domingo (29), a partir das 10h, na Casa Pé Pablito (rua Porto União, 1.213).

12 - Cia. Palhaça sem Lona

O grupo de Porto Alegre apresenta o espetáculo “Surpresa”, que mostra a palhaça Marmotta em seu universo particular e solitário.

Porém, este é um dia especial: é quando uma pessoa muito importante será surpreendida por uma festa em sua homenagem, e é Marmotta a responsável pelos preparativos.

Quando: domingo (29), às 19h, no teatro do Sesc.

13 - Marc Engler

A Casa 97 abre as portas para o artista visual Marc Engler expor uma coletânea de obras das séries Selva Ltda e Consumoque, Fluxos e Em:Cubos.

Os trabalhos propõem uma reflexão sobre a industrialização do desejo e os resultados em nossa sociedade e no meio ambiente.

Quando: de quinta a sábado, a partir das 19h, e aos domingos, quando houver programação na Casa 97 (rua Arco-íris, 97).