Confira também, dicas de cuidados nas praias
1 – Cachoeira da Gávea ou dos Paulinos
Situada bem próxima ao Centro da cidade, no Bairro Gávea, é uma cachoeira em formação basáltica com sucessivos saltos em um pequeno riacho. Fácil acesso. A Trilha tem grau de dificuldade baixo e passa por pomares de banana até a base da cachoeira. Tempo de trilha : 20 min. Altura : cerca de 30m em sucessivos saltos.
2 – Cachoeira da Gruta
Cachoeira com formação basáltica, de onde a água despenca em três saltos. O último tem uma piscina natural com profundidade de 1,80m. A Trilha com grau de dificuldade baixo vai até a base do primeiro salto. Pela lateral das quedas, segue outra trilha, mais íngreme, em meio à mata até a base do terceiro salto, o mais alto dos três. Tempo de trilha : 30 min. Altura : Três saltos com aproximadamente 12m de altura cada um.
3 – Cachoeira do Arco Íris
Queda d’água em formação basáltica e piscina natural com profundidade máxima de 80cm. Situada em meio á mata Atlântica, atrativo com grau de dificuldade de acesso médio. Localizada na Propriedade de Claudionir Giassi, na comunidade de Fundo do Engenho Velho. Tempo de trilha : 2 a 3 horas. Altura : 37m. Obs: Acesso permitido somente com acompanhamento de guias locais
4 – Cachoeira do Burim
5 – Cachoeira do Zelindo
Atrativo com grau de dificuldade de acesso fácil. Queda d’água em formação basáltica e piscina natural com profundidade máxima de 40cm. Situada em meio a bananais e mata Atlântica, é o local mais indicado para a prática do Cascading (rappel em cachoeira) no município, em virtude de sua configuração natural para instalação de ancoragens e facilidade de acesso ao topo. Tal configuração facilita o trabalho dos instrutores com os grupos menos experientes. Localizada na Propriedade de Zelindo Ronsani, na comunidade de Costão da Pedra. Obs: Acesso exige permissão dos proprietários. Tempo de trilha : 15 minutos. Altura : 29m.
6 – Cachoeira dos Piazza
Situada próximo ao Canyon Fortaleza, a Cachoeira dos Piazza leva este nome porque o terreno onde está localizada é da família Piazza. Faz parte do roteiro para o interior do Canyon Fortaleza, mas por si só já é um roteiro apreciável. A Trilha tem grau de dificuldade médio a alto, passa por estradas antigas, inclinações, bananais, florestas secundárias e Mata Atlântica. A água despenca de uma parede de basalto numa piscina com profundidade máxima de 1,80m. O cenário é totalmente preservado. Tempo de trilha : 1h:15 min. Altura : 35m.
7 – Cachoeira Morro da Antena
Cachoeira em formação basáltica. Seu topo fica logo abaixo da estrada de acesso. A trilha para chegar à sua base percorre a Mata Atlântica, passando por ruínas de uma pequena usina hidrelétrica que abastecia de energia a propriedade de Dejaime Piva, através da movimentação de um dínamo. A Trilha tem grau de dificuldade médio. Tempo de trilha até a base : 1 hora. Tempo de trilha para o topo : 2 min. Altura : 25m.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul