Tecnologia no esporte: Catarinense cria sistema para resgatar a história do basquete no Norte de Santa Catarina

Por: Elissandro Sutil

04/11/2016 - 11:11 - Atualizada em: 04/11/2016 - 13:26

Ei, você, jaraguaense apaixonado pelo basquete! Agora vai ser muito mais fácil acompanhar os times aqui da região e do Estado. Isso porque o acadêmico da 8ª fase do Curso de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina em Joinville, Rodrigo Ramos Rosa, 24 anos, criou um sistema que ajudará a resgatar a história do basquete no Norte de Santa Catarina. A ferramenta vai possibilitar que os fãs do esporte saibam as estatísticas sobre as equipes, atletas, partidas e temporadas desde a fundação da Liga Norte de Basketball (LNB), em 2006.

A LNB existe há dez anos, mas ainda armazena as súmulas dos jogos em arquivos de papel por causa da dificuldade em encontrar, no mercado, um sistema de fácil acesso que pudesse alimentar um site com as informações sobre os jogos. Ao perceber essa dificuldade, Rodrigo aproveitou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para unir duas paixões: o basquete e informática.

capturar

Atleta filiado à entidade há sete anos, Rodrigo afirma que o sistema vai garantir mais credibilidade à liga, pois os dados se tornarão públicos e a comunidade poderá conhecer melhor o trabalho realizado. Entre as informações que serão divulgadas estão o número de pontos feitos e a média de pontos por partida, quantidade de faltas cometidas, de vitórias e derrotas, e média de idade dos atletas e das equipes. O público também poderá saber quem foram os maiores pontuadores das dez temporadas da LNB e o desempenho dos atletas que fazem parte dos times atualmente.

O sistema desenvolvido por Rodrigo será instalado no computador de alguém responsável pela Liga, que cadastrará na plataforma as súmulas dos jogos. As informações digitadas serão enviadas, via internet, para uma base de dados em um servidor remoto. Depois, as súmulas são transformadas em estatísticas no site, que poderá ser acessado de qualquer computador, tablet ou smarphone. “É uma forma de mostrar a importância da Liga Norte de Basketball e de dar reconhecimento aos atletas que escreveram a história da entidade nesses dez anos”, comenta Rodrigo.

O acadêmico começou a desenvolver o sistema no começo do ano, sob a orientação do professor Manfred Heil Júnior. Até o momento, a página está hospedada em um domínio temporário e possui dados de três temporadas completas. A expectativa é de que o site vá ao ar oficialmente em 2017 – após a obtenção de um domínio próprio -, e seja atualizado conforme os jogos forem acontecendo – completando, assim, o histórico dos dez anos da LNB.

A LNB

Responsável pelo desenvolvimento do basquete norte-catarinense, a Liga Norte de Basketball é filiada à Federação Catarinense de Basketball (FCB), que apoia as ações da entidade na realização de competições. Outras informações sobre a liga podem ser obtidas no site da Liga Norte.