#TBT Floripa: Vídeos e fotos contam a história da construção da Ponte Hercílio Luz

Foto Acervo Histórico

Por: Ewaldo Willerding Neto

13/05/2021 - 12:05 - Atualizada em: 13/05/2021 - 12:31

A Ponte Hercílio completa 95 anos nesta quinta-feira (13) e sua trajetória começou a ser recontada a partir de 2019, quando foi reaberta ao público e ao trânsito de veículos após 38 anos fechada.

Mas a história começa em 1922. O projeto, que é ousado até hoje, foi realizado para ligar a, até então, isolada ilha de Santa Catarina ao continente. Além disso, abrir um canal para o tráfego de carros

 

 

As curiosidades dessa obra magnífica começam pelo seu nome. Quando projetada, a Ponte Hercílio Luz, na verdade, tinha o nome de Ponte da Independência.

 

Foto Acervo Histórico

 

Porém, em 1924, dois anos antes de a ponte ser concluída, o governador e idealizador da obra, Hercílio Luz, faleceu de câncer de estômago.

Por esse motivo, e pelo simbolismo que a ponte carrega da concepção de Hercílio, a ponte foi rebatizada com seu nome.

 

Foto Acervo Histórico

O governador não pode ver e nem tocar em sua obra. Porém, semanas antes de ele falecer, para prestigiar esse presente que o governador deu para Floripa, eles fizeram uma mini ponte ao lado da ponte pênsil.

Assim, o governador pôde caminhar por cima dessa representação em miniatura da obra e comemorar seu feito, que foi concluído em 1926 da forma como ele planejou.

A Ponte Hercílio Luz, em estilo Art Déco e com 821 metros de extensão, é a maior e única ponte pênsil do mundo que usa o apoio de barras de olhal. Estas, são enormes estruturas de aço fundido que travam a ponte com a ajuda de eixos rígidos.7

 

Foto Acervo Histórico

Além de garantirem a segurança, o visual que as barras proporcionam é um espetáculo, já que lembram elos de uma corrente de bicicleta. Delicadeza e brutalismo em uma arquitetura só.

Para erguer a obra, o Brasil não tinha indústrias suficientes que fabricavam aço na proporção e volume que a Ponte Hercílio luz exigia, na época. Por isso, foi preciso importar os materiais dos Estados Unidos, que resistem até hoje à ação do tempo.

Confira a história em vídeos

O projeto Viva a Ponte, do Governo de SC, produziu três vídeos que contam a história da Velha Senhora.