#TBT Floripa: Conheça a história e veja imagens antigas do Mercado Público de Florianópolis

Principal ponto de encontro da Capita, Mercado Público tem história desde o Brasil imperial | Foto Acervo Mercado Público

Por: Ewaldo Willerding Neto

06/05/2021 - 14:05 - Atualizada em: 06/05/2021 - 14:21

O Mercado Público de Florianópolis é um dos principais pontos turísticos da cidade. Valorizado como patrimônio artístico, histórico e arquitetônico da Ilha de Santa Catarina. A sua história começa antes mesmo da construção de qualquer estrutura física, entre os séculos XVII e XIX os Ilhéus, donos de barraquinhas, comercializavam diversos tipos de produtos na praia em frente à atual praça XV de Novembro, entrada da cidade. Eram mascates, oleiros, pescadores e colonos da Ilha que ali ficavam comercializando seus produtos e abastecendo navios que seguiam em direção ao Rio do Prata e ao oceano Pacifico.

 

Ilhéus comercializavam produtos na praia em frente à atual Praça XV | | Foto Acervo Mercado Público

 

Com a notícia de uma visita ilustre do imperador Dom Pedro II, em 1845, a história desses comerciantes começou a mudar. Para evitar que a majestade visse as precárias condições de higiene e segurança alimentar com que os produtos eram comercializados na entrada da ilha, as barraquinhas foram retiradas do local. Mas só em 1848 foi aprovada uma lei para a construção do mercado, que ficaria localizado no Largo do Palácio, à beira mar. O governo provincial foi autorizado a fazer uma loteria em beneficio da construção do mercado, mas apesar de conseguir arrecadar o dinheiro o montante não foi o suficiente, existem relatos de que a obra ficou parada do final do ano de 1849 até o começo de 1850, por falta de dinheiro. Só em janeiro de 1851 a conclusão da obra foi alcançada e o mercado público inaugurado.

 

Precárias condições de higiene e segurança alimentar eram a marca dos primeiros tempos | Foto Acervo Mercado Público

A falta de espaço para que os pescadores vendessem seus peixes e os colonos vendessem suas colheitas faz com que fosse construído outro galpão ao lado do primeiro mercado público, o galpão do peixe, inaugurado em 1891. Mas, o mercado público continuou com os problemas higiênicos e sociais que as barraquinhas de rua enfrentavam. A situação só começou após a proclamação da República.

 

Novo prédio do mercado público foi inaugurado em 5 de fevereiro de 1899 | Foto Acervo Mercado Público

 

Assim, foi construído o novo prédio do mercado público, inaugurado em 5 de fevereiro de 1899, pelo superintendente municipal Raulino Horn. O espaço logo agradou a população. Em janeiro de 1931, foi inaugurada a ala Sul do mercado público, que passou a ser utilizada especificamente para a venda de carnes e pescados.

Outra grande transformação de cenário vivida pelo mercado municipal de Florianópolis foi nos anos 1970, com a construção do aterro da Baía Sul e da ponte Colombo Salles. A partir daí os alimentos e utensílios que eram comercializados no mercado passaram a chegar através de veículos. Nos anos 1980, o prédio passou por uma reforma que durou cinco anos, finalizada em 1988.

 

Forte incêndio se alastrou por todo interior da ala norte 2005 | Foto Daniel Conzi

O episódio mais dramático em toda a história do mercado aconteceu no dia 19 de agosto do ano de 2005, onde um forte incêndio se alastrou por todo interior da ala norte, que teve que ser reconstruída.

 

A última grande reforma do mercado público foi finalizada em 2015 | Foto Acervo Mercado Público

 

A última grande reforma do mercado público foi iniciada em novembro de 2013 e finalizada recentemente, no dia 5 de agosto de 2015. O Mercado teve que ser praticamente reconstruído, preservando-se os mesmo conceitos arquitetônicos antigos.

 

 

Fonte: site oficial do Mercado Público de Florianópolis