Suspensa devido à enchente, 39ª Oktoberfest Blumenau será retomada nesta quarta-feira

Foto: Michele Lamin

Por: Luan Tamanini

09/10/2023 - 13:10 - Atualizada em: 09/10/2023 - 14:37

Suspensa desde a última sexta-feira (6) devido à previsão de enchente em Blumenau, a 39ª Oktoberfest será retomada na quarta-feira (11). A decisão foi tomada em reunião na manhã desta segunda-feira (9) entre o prefeito Mário Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar e o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel. Foi decidido que os portões serão abertos às 18h de quarta, e que o tradicional desfile será antecipado para as 19h.

A decisão teve como embasamento o declínio do nível do Rio Itajaí-Açu na cidade e as previsões positivas para os próximos dias. Na última medição oficial, realizada às 12h, o nível do rio estava em 9,88 metros – 31 centímetros a menos que o pico da enchente (10,19 metros), registrado seis horas antes. A expectativa é de que o nível siga diminuindo e volte à normalidade nos próximos dias.

“A gente reconhece a importância econômica da festa para a nossa cidade e o símbolo de resiliência que ela tem no seu DNA. Nosso foco hoje, segunda-feira, segue no atendimento às ocorrências e no amparo aos atingidos. Estamos trabalhando em toda a cidade, na remoção de barreiras e na limpeza de ruas atingidas pela enchente. Nesse tempo, a Vila Germânica consegue se organizar para retomar a nossa festa”, disse Hildebrandt.

Por conta da suspensão causada pelas chuvas, a festa foi prorrogada até 29 de outubro.