Street Art Tour: Mural Natureza do Desterro será inaugurado no dia 30 em Florianópolis

O novo mural de grandes dimensões no Centro de Florianópolis será inaugurado no dia 30 de julho. Assinado pelo artista Rodrigo Rizo, o painel Natureza do Desterro tem 10 metros de largura por 33,5 metros de altura é uma homenagem à fauna e à flora de Florianópolis. Está localizado no alto da Rua Felipe Schmidt, nº 554, no paredão lateral do Hotel Zip.

A obra é uma iniciativa do Street Art Tour, movimento de valorização e fomento da arte urbana na Capital.

Para o lançamento, estão programadas duas lives para contar mais sobre o trabalho. A primeira já neste no domingo (26), às 16h. Será uma transmissão ao vivo pelo perfil no Instagram de cima do jaú, plataforma utilizada para a execução da pintura. De lá, Rodrigo Rizzo e o jornalista Rodrigo Stüpp irão percorrer o paredão de mais de 30 metros de altura para uma conversa e tour sobre detalhes da pintura. No dia 30, data oficial da inauguração, uma conversa também pelo perfil do Street Art Tour no Instagram vai reunir os idealizadores do movimento.

Painel tem 10 metros de largura por 33,5 metros de altura | Fotos Tunai Arozi

O mural começou a ser pintado no dia 17 de junho. Antecedeu o trabalho na plataforma uma pesquisa minuciosa da natureza da cidade, além de estudo de desenhos para chegar ao projeto atual. Depois de 40 dias de pintura, Rizo agora está na execução da parte final e mais complexa, o rosto que representa a personificação da Natureza do Desterro.

“É a parte mais complexa por ser o único elemento realista que ocupa ao mesmo tempo os dois “lados” do mural, que é dividido pela sequência de janelas do prédio. Isso complica por conta do acesso que é feito por duas plataformas independentes e que impossibilita trabalhar simultaneamente toda a área do rosto”, explica o artista.

Rizo conta com o apoio de dois artistas como assistentes: Tuane Ferreira e Rodrigo “Pasmo”.

Novo mural de grandes dimensões fica no Centro de Florianópolis | Fotos Tunai Arozi

Personificação da natureza

A figura feminina que aparece em meio às plantas e animais é uma personificação da Natureza do Desterro, um espírito ancestral responsável pela manutenção do equilíbrio da natureza por meio da criação/destruição. Os traços do olhar foram extraídos de um retrato da artista Tuane Ferreira, companheira de Rizo. A coloração da personagem remete à terra e aos povos originários. Os grafismos do rosto remetem às inscrições rupestres, também como forma de homenagem à ancestralidade dos povos nativos de Florianópolis.

Obra está localizada no alto da Rua Felipe Schmidt | Fotos Tunai Arozi

“A parte de detalhamento com os sprays é a mais complexa, pois é um trabalho de sobreposição de inúmeras camadas de cores que vão fazendo com que as formas ganhem textura e volume para representar fielmente as características das espécies”, detalha Rizo.

As imagens escolhidas para compor o mural são fotos de exemplares de espécies avistadas na região.

“Foi uma longa pesquisa até encontrar imagens que tivessem uma posição, uma fotografia interessante e que dialogasse com toda a composição. O encaixe é fundamental para ter harmonia. Um aspecto que dificultou bastante foi a questão da divisão das janelas do prédio. Aparentemente seria uma grande intervenção, mas estou satisfeito com a forma que encontrei para resolver a presença delas de forma que não interfiram no aspecto geral da obra”, conta o artista.

Figura feminina é uma personificação da Natureza do Desterro | Fotos Tunai Arozi

Até ciclone ao longo da execução

Depois de cinco semanas de trabalho quase diário, presos a equipamentos de segurança pesados e desconfortáveis e sob chuva ou sol forte, o cansaço começa a bater nos artistas:

“É desgastante pintar balançando o tempo todo, mas isso a gente tem que driblar e fazer o melhor que pode. O braço tem dias que parece que vai cair, porque a dor é intensa por conta do esforço físico”, relata Rizo.

Os dias de inverno também foram desafiadores, já que o sol se põe mais cedo e a região é escura à noite. Para o artista, autor do mural Cisne Negro e conhecido pelos camaleões nas ruas da cidade, foi seu maior desafio até então. O layout é bastante complexo, cheio de cores, elementos diferentes e realistas que requerem um trabalho rebuscado em cada figura.

Depois de 40 dias de pintura, Rizo agora está na execução da parte final | Fotos Tunai Arozi

 

“Mesmo com tantas dificuldades, a gente encontra uma satisfação enorme quando desce e olha para o que está sendo feito. É emocionante demais ver que algo que você criou e se dedicou tanto para realizar está de fato ganhando vida. É muito trabalho e amor envolvido por parte de tantas pessoas. Ao mesmo tempo tudo depende de quem está lá com o dedo apertando o spray, tem muita responsabilidade envolvida”, conta Rizo.

Um respiro em meio à pandemia

Natureza do Desterro estava planejada para ser inaugurada na data do aniversário de Florianópolis, em março. Com a pandemia, a programação do Street Art Tour mudou e a interação com o público durante a execução do mural foi diferente.

Mural começou a ser pintado no dia 17 de junho | Fotos Tunai Arozi

“Estamos na rua, mas isolados do contato com o público, sem provocar aglomerações. Mesmo assim ainda estamos expostos. É triste ver daqui de cima as pessoas na rua, muitas vezes sem máscaras. Saímos para rua para executar um projeto que tem um prazo. Fizemos isso tomando todos os cuidados necessários para correr o mínimo risco possível. E com a missão também de trazer um alívio e uma forma até de esperança para as pessoas. A cultura foi um dos setores que sofreu maior impacto econômico, pois literalmente o papel da cultura é juntar pessoas”, lamenta o artista.

Um dos maiores desafios do Street Art Tour foi mobilizar e tocar a população com arte, mas sem estimulá-las a sair de casa. Por isso a realização de lives e divulgação de imagens pelas redes sociais.

Live no dia 26 vai mostrar detalhes

Os detalhes do mural Natureza do Desterro que passam despercebidos por quem está na rua poderão ser vistos de perto na live que o Street Art Tour transmitirá em seu perfil do instagram neste domingo (26) às 16h. O artista Rodrigo Rizzo e o jornalista Rodrigo Stüpp vão subir na plataforma para mostrar elementos como as texturas, que parecem não fazer sentido para quem olha de perto, mas que com a distância imprimem à obra um realismo quase fotográfico.

Os dias de inverno também foram desafiadores | Fotos Tunai Arozi

A live também vai explorar os elementos da fauna e flora, como a tartaruga, a laélia purpurata e a baleia franca. Também será possível acompanhar de perto o trabalho dos artistas Rodrigo Rizo, Tuane Ferreira e Rodrigo Pasmo.

Conversa ao vivo no dia 30/7 com os idealizadores

No dia do lançamento, agendado para quinta-feira (30), os idealizadores do Street Art Tour — Rodrigo Rizo, Marina Tavares e Arturo Valle Junior — participam de uma conversa ao vivo pelas redes sociais para falar da obra, sobre a arte urbana na Capital, sobre a agenda do movimento para 2020 e outras novidades. Será uma oportunidade de trocar ideias e fazer perguntas ao artista e produtores.

O Street Art Tour é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural do Angeloni Supermercados, Corporate Park, Fiori Empreendimentos e Hotel Zip. Apoio da Anjo Tintas, MTN Brasil e Ondrepsb. A coordenação geral é do Studio de Ideias.

 

Detalhes do mural poderão ser vistos de perto na live deste domingo (26) | Fotos Tunai Arozi

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp