Uma amostra do que vai ser a gastronomia durante a 29ª Schützenfest foi apresentada para a imprensa, membros da CCO e convidados, na noite desta quinta-feira (26), no Restaurante da Armalwee, durante o evento Sons & Sabores. A culinária germânica predomina no conceito dos chamados “eckes”, ou cantos, que serão instalados no Parque Municipal de Eventos. Além da comida típica, o Sons & Sabores serviu para a degustação dos chopes que serão servidos ao público na festa, entre os dias 9 e 19 de novembro.
Evento Sons & Sabores, no Restaurante da Armalwee | Foto PMJS/Divulgação OCP
O presidente da Comissão Central Organizadora, Alcides Pavanello, lembrou que a edição deste ano vai manter o formato que já foi bem aceito pelo público em 2015 e 2016, com confeitarias e restaurantes especializados em oferecer pratos diferentes da culinária alemã, e aqueles já tradicionais da Schützenfest, como é o caso da batata recheada. Os convidados tiveram a oportunidade de degustar ainda os espetinhos, batata frita, salsichas, hamburgers, frutas e crepes, macarrão, doce e gelado, pretzel e waffle, produtos coloniais e o café colonial, que serão comercializados nos ‘eckes’ da 29ª Schützenfest. Já o restaurante típico oferecerá pratos como joelho de porco a pururuca ou cozido; leitão a pururuca com farofa de bacon e banana ou uva passas; marreco assado e recheado com molho; fraldinha ou maminha na brasa e sobre coxa temperado na cerveja; strudel e hackepeter, estão entre os pratos do cardápio. As cervejarias jaraguaenses Karsten, Königs Bier e Maestro também demostraram as variedades que estarão comercializando no período da Schützenfest, junto com o chope da Heineken e da Germânia. A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry agradeceu a parceria da administração municipal, servidores, CCO e das sociedades na organização da festa, destacando que é muito grande a responsabilidade de manter vivas as tradições germânicas no município. “A Schützenfest é o coroamento de tudo aquilo que acontece nas sociedades de atiradores durante o ano”, lembrou. O presidente da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu, Sido Hornburg, disse que a entidade e seus parceiros não medirão esforços para fazer desta uma das melhores festas dos últimos tempos. Presente no evento, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça, informou ter conseguido um recurso de R$ 200 mil para auxiliar as sociedades de tiro e cujo repasse deverá acontecer no próximo dia 15 de novembro, durante a Schützenfest.
Pratos que estarão sendo comercializados na Schützenfest foram apresentados pelo cheff Rudnick | Foto PMJS/Divulgação
Já o presidente da Comissão Central Organizadora, Alcides Pavanello, disse estar muito satisfeito com o andamento dos preparativos para a festa e anunciou que duas semanas antes da abertura, todos os camarotes já estão comercializados e que isso é um fato inédito nos últimos anos, tendo, inclusive, fila de espera. “Isso é um sinal muito positivo de que nós teremos uma grande festa”, disse. O cheff Rudnick falou sobre os pratos que estarão sendo comercializados na Schützenfest e acrescentou que cada um foi escolhido a dedo para agradar aos visitantes.
Prefeito Lunelli tirou foto com membros da CCO e convidados e ainda agradeceu aos envolvidos na organização da festa | Foto PMJS/Divulgação OCP
Por fim, o prefeito Antídio Aleixo Lunelli agradeceu aos envolvidos na organização da festa e destacou o empenho dos servidores da Secel nos eventos e ações que a Secretaria tem executado este ano. Sobre a Schützenfest, disse também ter a certeza no sucesso do evento, pela dedicação e parcerias e espera uma festa ainda maior na comemoração dos 30 anos, em 2018. A 29ª Schützenfest acontece entre 9 e 19 de novembro, no Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul. É uma realização da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu e Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Gastronomia
Typisch Restaurant (Restaurante típico) e Spätzle Ecke (Canto do Macarrão Típico Alemão)| Foto PMJS/Divulgação OCP
 
Hambúrguer Ecke (Canto do Hambúrguer) | Foto PMJS/Divulgação OCP
 
Pommes Ecke (Canto da Batata Frita) e Wurst Ecke (Canto da Salsicha) Foto PMJS/Arquivo
 
Obst und Krepp Ecke (Canto das Frutas e do Crepe) | Foto PMJS/Divulgação OCP
 
Kolonialwaren Ecke (Canto dos produtos regionais) | Foto PMJS/Divulgação OCP
 
Pretzel und Waffle Ecke (Canto do Pretzel e do Waffle Alemão) | Foto PMJS/Divulgação OCP
 
Kartoffel Ecke (Canto da batata) | Foto Arquivo PMJS
 
Spiebe Ecke (Canto do Espetinho) | Foto PMJS/Divulgação OCP
 
Sübigkeiten und Eis Ecke (Canto do Doce e do sorvete) | Foto PMJS/Arquivo
LEIA MAIS:

Saiu a programação da Schützenfest 2017; Confira tudo o que vai rolar na festa este ano

Faltando duas semanas para o início da festa, começa a produção da Schützenbier

Comissão organizadora divulga valores dos ingressos da Schützenfest

Amor reforçou em casal o gosto por manter as tradições germânicas

O futuro das tradições nas mãos dos jovens que dão sequência ao tiro esportivo 

*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul