Poder brincar livremente, assim como participar de oficinas de yoga kids, dança materna, capoeira, ballet, shantala, desenho e arte, piqueniques e ainda uma área de coworking, onde os pais podem trabalhar perto dos filhos. Essas são algumas das atividades que a "Quer brincar?", uma casa especializada em brincadeiras, traz para Blumenau.

Inaugurado no último sábado (25), o espaço tem um conceito exclusivo, no qual valoriza a liberdade das crianças de 0 a 10 anos e resgata diversas brincadeiras que apoiam o desenvolvimento da criatividade. Além de matrículas para o contraturno escolar, a casa também permite que as crianças fiquem no espaço em dias e horas alternados, conforme a necessidade da família e sem necessidade de agendamento.

 

“O objetivo é ter um espaço de acolhimento, em que a criança possa desenvolver o brincar livre, resgatar muito daquilo que perdemos por conta de uma rotina cada vez mais atribulada que levamos. Além disso, profissionais de diversas áreas realizarão oficinas com atividades direcionadas, para apoiar as crianças no resgate à criatividade e liberdade”, explica a terapeuta especialista em brincar e fundadora da casa, Grasiela Demarchi.

 

Foto Divulgação

Danubia dos Santos, sócia do espaço, explica que a casa conta com três espaços específicos.

 

“Temos um ambiente voltado especialmente para as crianças, onde serão realizadas as oficinas dirigidas, os momentos de brincar livres, piqueniques e festas infantis; o segundo andar voltado a atividades para os adultos, como dança materna, shantala, roda de conversa entre pais; e o terceiro andar, em que funcionará um coworking, aberto ao público e ideal para que as famílias possam integralizar todas as suas atividades em um único espaço”, diz.

 

De onde surgiu a ideia?

A proposta de atuação do espaço surgiu depois que a fundadora da casa morou na ecovila de Piracanga, na Bahia. Criada pelo instituto Inkiri, a comunidade foca em serviço, empoderamento e responsabilidade, e fomenta o envolvimento das pessoas com a comunidade em que estão inseridas, em sua totalidade. Todos contribuem para o bem-estar comum e a escola traz uma proposta de respeito à individualidade e tempo de aprendizagem das crianças, bem como da valorização do brincar como parte fundamental do desenvolvimento.

Foto Divulgação

Ficou curioso para conhecer? A casa fica localizada na rua Pastor Stutzer, 162, no bairro Jardim Blumenau, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h, e sábado, das 9h às 20h. As oficinas e atividades estão disponíveis aqui.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul