Sommelier de Jaraguá do Sul compete em concurso internacional

Por: Elissandro Sutil

17/01/2018 - 11:01 - Atualizada em: 17/01/2018 - 11:44

Um sommelier de Jaraguá do Sul está prestes a se tornar o “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil”. Especializado em vinhos, o profissional Mizael Gomes, disputa a liderança de um concurso que acontece em Portugal.

A região de Alentejo, em Portugal, é conhecida mundialmente por seus vinhos tintos ricos, exuberantes, de bom corpo e coloração escura, bastante aveludados e saborosos. A tradição vinícola da região de Alentejo existe desde a época do Império Romano.

Anualmente, o concurso de melhor sommelier tem a missão de escolher o novo embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil. Neste ano, oito brasileiros disputam o título.

Sunset, Arraiolos, Alentejo, Portugal

Alentejo, em Portugal

Um sommelier de Jaraguá do Sul em Portugal

A viagem para participar do concurso já está marcada. O sommelier Mizael deve chegar em Portugal no dia 22 de janeiro. Lá ele terá a oportunidade de visitar a região de Alentejo.

O vencedor será escolhido depois de uma intensa maratona de tasting exclusivos, sessões de formação, provas de vinhos e, por último, um teste escrito, oral e prático.

Mizael Gomes, um sommelier de Jaraguá do Sul em Portugal

Mizael Gomes, um sommelier de Jaraguá do Sul em Portugal

Para Mizael, estar entre os finalistas representa o reconhecimento de todo investimento realizado em cursos e especializações. “Estou muito contente e a felicidade é tamanha que não cabe em mim”, comenta.

O sommelier trabalha exclusivamente com vinhos há seis anos, mas a ligação com o produto vem de muito antes. “São quase 17 anos que estou de alguma forma relacionado com esta arte”, recorda.

Expectativa para a premiação

Além da vontade de conquistar o título de “Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil”, Mizael também deseja aproveitar a estadia em Portugal para aprender mais sobre a produção e história dos vinhos da região.

“Antes do anúncio do vencedor, vamos fazer um tour bem aprofundado para aumentar nosso conhecimento sobre os vinhos do Alentejo”, destaca.

Segundo Mizael, a premiação pode despertar o interesse de empresários, principalmente do mercado hoteleiro e gastronômico da região, para a importância da figura do sommelier.

“Apesar de ser muito antiga, a profissão de sommelier foi regulamentada somente em 2011”, comenta. “Ainda temos muito para conquistar”, garante.

O grande diferencial de Mizael

Segundo o sommelier de Jaraguá do Sul, o que diferencia o bom profissional desta área é, acima de tudo, a humildade. “Tenho plena convicção de que os conhecimentos que tenho sobre vinhos devem sempre ser usados para encantar as pessoas e não para que elas se sintam menosprezadas”, conclui.

Se você reconheceu o Mizael, então já deve ter cruzado com ele por aí ou até recebido algum conselho na hora de escolher qual vinho levar para casa. O sommelier atende no Angeloni em Jaraguá do Sul. As duas unidades contam com sommeliers que podem te ajudar na escolha do vinho ideal para você. Eles estão por lá sempre após as 14h.

Leia também:

Fonte: Vinhos do Alentejo, Mistral