Sociedades de tiro do Vale do Itapocu mantêm tradição com desfile da Schützenbaum

Por: OCP News Jaraguá do Sul

07/10/2017 - 06:10 - Atualizada em: 08/10/2017 - 11:10

Integrantes dos clubes e sociedades de tiro, grupos folclóricos, bandas típicas, majestades do tiro e da beleza, acompanhados pelo personagem Wilfred, tomam conta das ruas de Jaraguá do Sul na manhã deste sábado (7) para o desfile do Schützenbaum (Árvore dos Atiradores). A partir das 10h, a comunidade está convidada a entrar no clima preparatório para a Schützenfest – a maior festa típica de Jaraguá do Sul, que está programada para ocorrer entre os dias 9 a 19 de novembro, no Parque Municipal de Eventos. As atrações foram divulgadas nesta sexta-feira (6). Serão pelo menos 50 bandas típicas nos 11 dias do evento.

Em caso de chuva, o desfile do  Schützenbaum deve ser adiado. Caso a programação seja mantida, a saída será da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), na avenida Getúlio Vargas, em frente ao Terminal Urbano, percorrendo a rua Reinoldo Rau e calçadão da avenida Marechal Deodoro da Fonseca  até a praça Ângelo Piazera. As bandas Melodia e Estrela de Ouro animam o desfile. Duas “centopeias” serão pilotadas por membros da CCO (Comissão Central Organizadora).

O evento consiste no carregamento de um tronco, adaptação à tradição germânica do Mainbaum (Árvore de Maio), simbolizando a chegada da primavera e a fertilidade da terra.

O diretor de Cultura da CCO da 29ª Schützenfest (Festa dos Atiradores), Sidnei Marcelo Lopes, lembra que o Schützenbaum acontece há cerca de dez anos, instituído para anunciar a festividade mais típica de Jaraguá do Sul, em clima de alegria entre os participantes. Nesta sexta, a comissão organizadora da festa também divulgou a programação cultural e mais alguns detalhes.

Schützen apresenta programação cultural para os 11 dias de festa

Além da confirmação de que 50 bandas típicas devem animar os dez dias da Schützenfest, a Prefeitura também divulgou os preços para entrar na festa, valores que variam entre R$ 8 e R$ 15. Há períodos de acesso gratuito ao parque, até 19h ou 17h, dependendo do dia da semana.

No dia 9 de novembro, os Irmãos Radoll iniciam as apresentações musicais às 18h no pavilhão B, e a abertura oficial ocorre às 20h no pavilhão A, com a sangria do barril e desfile das majestades do tiro. Às 21h é a vez da Banda Die Tals Buvwen no pavilhão A, e a Adlers Band no pavilhão B. A programação pode ter alterações até o início do evento.

Além das bandas germânicas, desfiles, prática desportiva do tiro, grupos folclóricos, chope e muita comida típica estão entre as atrações da 29ª Schützenfest. Um dos diferenciais é o schützenbier, o chope artesanal criado especialmente para o evento por três cervejarias locais. Para a criançada terá a Caravana Move Brasil do Sesc, com atividades de recreação e de aventura.

A campanha de divulgação da festa começa em 25 de outubro e inclui material gráfico, como cartazes para o comércio, que participa do Concurso de Vitrines, e camisetas personalizadas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO EM:

Comemora! Saiu a programação da Schützenfest 2017; Confira tudo o que vai rolar na festa este ano