Sociedade secreta? Desvendamos todos os mistérios do Rotaract!

Por: Elissandro Sutil

14/03/2018 - 13:03 - Atualizada em: 14/03/2018 - 13:53

Provavelmente você já ouviu na roda de amigos, na televisão ou nas redes sociais algum comentário sobre o Rotaract Club e ficou curioso. Aproveitando que nesta semana o grupo completa 50 anos, nós, do Por Acaso, vamos esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao Rotaract e contar um pouquinho dessa história.

Pra começar, o Rotaract é um programa do Rotary, conhecido no mundo todo pelos serviços humanitários que presta à sociedade. Ele é voltado para jovens e adultos com idade entre 18 e 30 anos, que buscam desenvolver o espírito de liderança. Para isso, o programa utiliza os projetos sociais como ferramenta.

Voluntários confraternizando em evento no ano de 2015

O Rotaract analisa os maiores problemas da comunidade onde está inserido e organiza projetos para resolver essas questões, através de parcerias e fundos para sua execução.

Rotaract em Jaraguá do Sul

Hoje, o clube conta com 15 voluntários e não possui ligações com política e religião, sendo aberto a pessoas de todas as culturas, raças e orientações sexuais.

Isso, de acordo com o presidente do Rotaract, Henrique Hertel Modro, é mais uma prova de que o clube não é uma sociedade secreta, como muitos estipulam por aí. “Já provamos há muito tempo que não é assim. Nossas reuniões são públicas, todos podem participar”, destaca.

Grupo do Rataract durante entrega durante entrega de cadeira de rodas

Dentro do Rotaract, são desenvolvidas técnicas de oratória, delegação de responsabilidades, oportunidades de organização de projetos sociais e outras ações.

Em Jaraguá, o programa já tem 32 anos. Recentemente, foi aprovado a instituição do Dia Municipal do Rotaractiano, que foi celebrado na última terça-feira, 13.

“O clube faz as mesmas coisas que o Rotary, porém, é um público que está começando no mercado de trabalho e que está colocando em prática todo o conhecimento que ele tem na universidade, no curso técnico”, revela o diretor de imagem pública do Rotaract, Luiz Ivan Schroeder

“É uma oportunidade para os jovens desenvolverem a liderança. E dentro do mercado de trabalho, por ser novo, às vezes ele não encontra essa oportunidade”, completa.

Integrantes do Rotaract destacam projetos sociais desenvolvidos pelo grupo | Foto: Eduardo Montecino / OCP

O Rotaract foi criado pelo Rotary International, no dia 13 de março de 1968, em North Charlotte, nos Estados Unidos. No Brasil, o primeiro clube surgiu também em 1968 na cidade de Ribeirão Pires, em São Paulo.

O nome Rotaract surgiu da expressão “Rotary in Action”. Hoje, eles estão presentes em 184 países e contam com mais de 250 mil jovens. Em Jaraguá do Sul, o Rotaract chegou em março de 1986.

Clube durante ação na praia de Navegantes | Foto: Divulgação

O que precisa para ser um rotaractiano?

“Apenas ter entre 18 e 30 anos. Não importa se está estudando ou não, trabalhando, o que tem que ter realmente é esse propósito de ajudar as pessoas”, aponta o presidente.

Voluntários durante arrecadação de material escolar | Foto: Divulgação

Principais projetos desenvolvidos em Jaraguá do Sul

Mais que um lacre (antigo Lacre do Bem)

Consiste na arrecadação de lacres de latinhas, que são trocados por cadeiras de rodas. 140 garrafas PET de 2 litros somadas resultam num peso de aproximadamente 90kg de alumínio.

Esses lacres são levados para Joinville para uma empresa de fundição que compra o material e o valor equivalente é o mesmo de uma cadeira de rodas básica. Então é feita essa troca.

Scützenfest no Lar das Flores

Durante a realização da Schützenfest, o Rotaract leva toda a cultura da festa para o Lar das Flores. Todos os moradores daquele espaço têm contato com banda típica que toca no evento, grupo folclórico que se apresenta, culinária alemã, reis e rainhas do Tiro e rainhas da Schützenfest.

Feliz natal

Evento voltado para as crianças e adolescentes dos abrigos municipais de Jaraguá do Sul.

Neste projeto, cada morador dessas instituições escreve uma cartinha para o Papai Noel, que é recolhida pelo Rotaract, que busca padrinhos para patrocinar os presentes solicitados.

No dia do evento, além de receberam os presentes, há uma confraternização com brinquedos infláveis, palhaços, Papai Noel.

Copa de futsal Rotaract

Evento para arrecadar recursos para o clube desenvolver seus projetos sociais.

Copa futsal do Rotaract | Foto: Divugação

Arrecadação de alimentos

Em parceria com o Cooper, é feita uma ação de um dia, com arrecadação de aproximadamente uma tonelada de alimentos. Neste ano, será realizada a décima edição.

Bom pessoal, deu pra ver que não existe essa história de sociedade secreta no Rotaract, né?! O clube está aberto para todos os públicos e parece ser super amigável, além de ajudar a sociedade de diferentes maneiras.

LEIA MAIS:

https://poracaso.com/nova-temporada-do-quadro-chefe-secreto-foi-gravada-em-joinville/