Sociedade Lírica retoma os Concertos Matinais no domingo (24)

Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

20/04/2022 - 16:04 - Atualizada em: 20/04/2022 - 16:21

Wolfgang Amadeus Mozart e Franz Joseph Haydn foram os grandes compositores escolhidos para protagonizar os concertos de estreia da Orquestra Prelúdio Joinville em 2022. O grupo faz uma apresentação especial e gratuita do projeto “Mestres do Classicismo” neste domingo (24), às 10h30, na Sociedade Cultural Lírica, dentro da primeira edição de 2022 dos tradicionais Concertos Matinais.

Em “Mestres do Classicismo”, o público tem a oportunidade de prestigiar dois concertos para piano de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): o “Concerto nº 1 em Ré Maior (KV 107)” e o “Concerto nº 2 em Sol Maior (KV 107)”, com o solista Arthur Bandt. O grupo orquestral também vai apresentar a obra “Concerto para violoncelo nº 1 em Dó Maior” de Franz Joseph Haydn (1732 – 1809), trazendo como solista Arthur Bencke.

“A Prelúdio encerrou os ‘Concertos Matinais’ em 2021 e, também, dá início às apresentações do espaço em 2022. É uma honra para nós”, declara o maestro Rafael Daniel Huch, responsável pela direção artística e musical, fundador do grupo que recém alcançou 10 anos de atividades. “Convidamos todos que apreciam o período clássico da história da música ou tem curiosidade em entender como são – literalmente – as composições da ‘música clássica’ (termo geralmente utilizado como sinônimo da música de concerto/ erudita, que abraça uma amplitude maior de estilos), para prestigiar essas apresentações, que estamos preparando com muito carinho”, convida Huch, complementando: “Todos os períodos da história da música têm o seu valor e importância. Conhecê-los através da audição das suas principais obras é uma reverência ao seu mérito artístico e cultural inegável”.

Serão, ao todo, quatro concertos gratuitos viabilizados pelo Edital Aldir Blanc SC, abertos a toda a comunidade. A quem não puder acompanhar o concerto de domingo na Lírica, também haverá apresentação online, no sábado, às 10h, pelo canal do youtube da orquestra.

Anote na agenda:

23/4 (sábado) às 10h – online (www.youtube.com/orquestrapreludiojoinville)

24/4 (domingo) às 10h30 – Sociedade Cultural Lírica (Rua Max Colin, 1.483), gratuito.

“Mestres do Classicismo” é um projeto viabilizado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. A iniciativa tem como proponente a Associação Cultural e Artística de Joinville (Acaje) e também conta com apoio da Prelúdio Academia de Arte.