Sociedade Aliança lança videoclipe sobre a Kolonistenfest

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

28/03/2022 - 11:03 - Atualizada em: 28/03/2022 - 11:53

A Sociedade Cultural, Esportiva e Recreativa Aliança divulga, na próxima quinta-feira (31), o videoclipe produzido sobre a Kolonistenfest (Festa do Colono), denominado “Esquenta Kolonisten”.

Trata-se de uma das maiores festas em homenagem ao dia do colono e da imigração alemã no Brasil que conta com 35 edições e um público médio de 20 mil pessoas. Neste ano, o evento ocorre nos dias 15, 16 e 17 de julho.

A pandemia de Covid-19 impediu a realização de eventos durante os últimos dois anos.

“Percebemos a necessidade de voltar o olhar para nós mesmos enquanto construtores da história cultural, criar um clima de homenagem às edições passadas e, ao mesmo tempo, de interesse para as novas edições”, explica o presidente da associação, Waldino Hornburg.

Foto: Divulgação PMJS

O clipe mescla vídeos e fotografias que retratam edições anteriores, com cenas gravadas do cotidiano rural, além de performance da música tema do evento, autoria da banda típica alemã Estrela de Ouro.

“É uma forma de valorização do patrimônio cultural, criando ambiente para participação mais ativa das atividades da Associação, principalmente nas novas formas de difusão de cultura, em formatos digitais”, pondera.

A Sociedade Aliança busca a manutenção das tradições germânicas. Para isso, promove festas de Rei e Rainha, soirée, matinê, feiras, exposições, desfiles, carreatas, convenções, passeios, concursos, jogos, competições, demonstrações e outras atividades pertinentes.

Foto: Divulgação PMJS

A Kolonistenfest ocorre em área de 10 mil metros quadrados e conta com diversos símbolos culturais como: kolonistenbaum, kolonistengarden, exposição agroindustrial, de plantas ornamentais, frutíferas e flores, desfiles de associados, grupos da melhor idade, sociedades convidadas, veículos agrícolas e carros alegóricos coloniais, culinária típica, agricultura familiar, disputa de rei e rainha e suas majestades, competições de tiro esportivo, serrador, bailes típicos e gastronomia típica.

“É uma maneira de criar expectativa para o que virá, com um futuro repleto de esperanças por tempos melhores. Estamos torcendo para o sucesso da 36ª Kolonistenfest”, pondera.

Foto: Divulgação PMJS

O videoclipe faz parte de projeto realizado com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio do concurso 241/2021, de apoio a projetos culturais, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul.

Foto: Divulgação PMJS

Foto: Divulgação PMJS

Foto: Divulgação PMJS