Site russo destaca uso de tecnologia por médicos jaraguaenses

Por: Elissandro Sutil

13/02/2018 - 11:02 - Atualizada em: 13/02/2018 - 11:50

O site russo Info City publicou nesta semana uma reportagem sobre a aplicação de tecnologia em procedimentos médicos e um dos casos em destaque foi o de dois cirurgiões ortopedistas de Jaraguá do Sul.

Durante uma cirurgia, os médicos fizeram uso de um HoloLens, um produto da Microsoft, que se assemelha a um óculos com funções “smart” e de realidade virtual.

Veja o que o site disse sobre os cirurgiões:

O Dr. Enrique Lampert, cirurgião ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, no Brasil, juntamente com o seu colega, Dr. Bruno Gobbato, aplicou um dispositivo inovador durante uma artrodese (cirurgia para criar “ossificação artificial”, em que a imobilidade completa da junta é alcançada).

Era importante instalar parafusos para consertar a espinha nos lugares onde o movimento causava dor. Um óculos de realidade virtual tornou-se um guia para cirurgiões, ajudando a posicionar com mais precisão os parafusos para evitar danos aos nervos ou a destruição do implante.

Com a ajuda da HoloLens, a equipe visualizou um modelo 3D da coluna vertebral do paciente, criado durante a tomografia computadorizada (CT), que incluiu a localização ideal dos parafusos.

Leia também: