Sinal de TV analógico será desligado em Jaraguá! Saiba o que fazer

Por: Elissandro Sutil

05/12/2017 - 10:12 - Atualizada em: 15/12/2017 - 10:24

Definitivamente, o sinal de TV digital dominou, e chegou a vez de desligar a transmissão analógica em Jaraguá do Sul e região. A NSC (que antes era RBS, do Grupo Globo), começou a contagem regressiva para o desligamento por aqui.

A mudança é uma exigência do Ministério das Comunicações, definindo que o sinal poderia ser desligado se ao menos 93% dos domicílios da região estiverem aptos a receberem o sinal digital.

O desligamento ocorrerá em 5 de dezembro de 2018 nas cidades de Blumenau, Gaspar, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder, Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul.

A população das cidades tem um ano para fazer a migração para o novo sinal. E para auxiliar os moradores, será feita uma campanha de orientação, que identifica se o sinal recebido no televisor é analógico e mostra o passo a passo para fazer a transição.

Com isso, a emissora pretende ampliar os esforços para sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre como ter acesso ao sinal digital gratuito da TV aberta.

Os primeiros municípios do estado a terem o sinal analógico desligado serão Florianópolis, São José, Biguaçu, Paulo Lopes, Palhoça, São Pedro de Alcântara e Antônio Carlos. Nestas, o desligamento será em 31 de janeiro de 2018.

Como identificar o sinal

Se a letra ‘A’ aparecer no canto direito inferior da tela, o sinal é analógico. No vídeo da campanha, que começa a ser exibido a partir do Jornal do Almoço desta terça, apresentadores da NSC TV explicam como identificar qual o sinal recebido na televisão: se a letra ‘A’ aparecer no canto direito inferior da tela, o sinal é analógico.

Se a letra ‘A’ não aparecer na tela, o aparelho já está apto a receber o sinal digital.

Dúvidas da população podem ser esclarecidas no site oficial da TV Digital, ou pelo telefone 147, para que as pessoas tirem dúvidas gratuitamente.

Fonte: G1