O pianista de Joinville Edilson Fortes é o convidado da quarta edição do Sexta Jazz AF 2020. O músico irá formar um trio com Tiê Pereira (baixo) e Mauro Borghezan (bateria) para uma homenagem a um ícone do jazz mundial, o pianista Oscar Peterson (1925-2007).

O concerto Especial The Oscar Peterson Trio ‎– Night Train será na sexta (4), com transmissão ao vivo a partir das 20h no canal da Aliança Francesa Florianópolis no YouTube.

Instrumentista fundamental na configuração clássica do formato de piano trio dentro do jazz, Peterson foi considerado por muitos críticos como um dos maiores pianistas de jazz de todos os tempos. Ele nasceu no Canadá e, ao longo da carreira, ganhou sete Grammys e tocou com grandes nomes: Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Louis Armstrong e Charlie Parker, entre outros.

“Apesar de não compor, foi um dos virtuoses mais importantes desse estilo. Ele influenciou a maioria esmagadora de pianistas que surgiram depois dele”, diz o músico Tiê Pereira, um dos curadores do Sexta Jazz AF.

Para esta quarta edição da série de concertos on-line do Sexta Jazz AF, o trio fará uma homenagem ao álbum Night Train, lançado no ano 1963.

Temporada 2020

Promovido pela Aliança Francesa Florianópolis, o Sexta Jazz AF é um dos principais projetos da cena jazz e instrumental de Florianópolis. Desde 2014, realiza concertos mensais, gratuitos e épicos, sempre reunindo grandes nomes da música catarinense em homenagens a gênios do jazz mundial.

Em 2020, em razão da pandemia, o projeto terá uma temporada com cinco edições em live streaming até o dia 11 de dezembro, sempre nas sextas-feiras, às 20h, no canal da Aliança Francesa de Florianópolis no YouTube.

O Sexta Jazz 2020 é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da ENGIE. A coordenação é Marte Inovação Cultural. Realização da Aliança Francesa Florianópolis, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Agende-se

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp