Seu celular caiu na água? Saiba o que fazer!

Por: Elissandro Sutil

29/04/2016 - 12:04 - Atualizada em: 29/04/2016 - 12:53

Para a nossa desvantagem, a gravidade é uma forte inimiga dos aparelhos celulares. Quantas vezes o seu aparelho já se espalhafatou no chão? Pior é quando cai algum líquido no seu aparelho, ou ele mesmo vai parar em lugares com água, tipo vaso sanitário, piscina ou até lavado na lavadora de roupas. Acontece!

Há também que tenha deixado o celular cair em poças de água, nos dias de chuva (aconteceu comigo 🙁 ).

Ok, aconteceu, fazer o que. Mas e agora? O que fazer depois de uma situação dessas, na esperança de recuperar o aparelho?

xperia-z2-durability-waterproof-dust-resistant-1e108a4a676980ba4fdd8f9db8601397-940

Primeiro passo

Isto serve para todos: resista à vontade de ligar o celular ou, se ele ainda estiver ligado, retire a bateria na mesma hora. Caso não tenha como tirar a bateria do seu celular (como no caso do meu Moto G), apenas desligue.

Segundo passo

Desmonte seu celular ao máximo desmontável: tire capinha, bateria (se não for interna), cartão de memória, cartão sim e tudo que for possível. Agora seque todo o excesso de água com um pano que não deixe resíduos ou flanela, e continue a resistir a tentação de ligar o celular, ou ele pode nunca mais ligar.

Terceiro passo

Após ter retirado o excesso de água, o aspirador de pó pode ser o melhor aliado na luta pela “sobrevivência” do seu smartphone. Isto por que ele vai puxar praticamente todo o restante de líquido que possa ter entrado nos pequenos orifícios do aparelho.

Concentre o bico de sucção encostado em cada pequeno buraquinho que exista em seu seu celular, mantenha ele ali por no mínimo um minuto, pois este pode ser o tempo necessário para secar aquela área úmida.

Atenção: Não use equipamentos que gerem calor, como secadores de cabelo, nem mesmo deixe seu celular no sol ou outro lugar quente. Além de danificar o aparelho, os secadores de cabelo, por exemplo, podem empurrar a água para dentro do seu telefone e piorar a situação que antes era simples de resolver. 

seque-celular-secador-de-cabelo

Quarto passo

Depois de sugar a água do seu celular ele provavelmente já estará seco ou quase seco, mas para garantir, é importante seguir mais alguns a passos caseiros para acabar com qualquer vestígio de água.

Algumas das dicas encontradas na internet são:

  • Colocar o celular para secar dentro de uma tigela cheia de arroz crú
  • Usar químicos como os feitos para secar guarda roupas
  • Usar gel de sílica para absorver a umidade

Todas essas dicas são teoricamente úteis, mas podem não funcionar em todos os casos. Alguns sites dão a dica de substituir o arroz por sílica em gel. Sachês dessa substância são encontrados em bolsas e sapatos e usados no guarda-roupa para evitar mofo (lembrou? 😛 ). O material químico é justamente usado nesses casos, para retirar a umidade.

Quinto passo

O melhor método, vai exigir apenas que você tenha um ventilador que trabalhe com uma forte ventoinha. Coloque o corpo do seu celular desmontado na parte de trás do ventilador. É importante que esta sucção da parte traseira do rotor seja bem forte, pois quanto mais força mais eficaz a secagem do seu celular. Use, se possível, uma fita ou amarre o seu celular ao corpo deste aparelho. O importante é que esteja realmente puxando o ar de dentro do seu celular. Quanto mais tempo o seu aparelho ficar desta forma menos risco você corre de fechar curto quando for ligar ele novamente. O bom e que fique assim no mínimo por 24 horas seguidas.

O tempo recomendável já passou e agora você vai se perguntar: Será que meu aparelho já está seco? Vale a pena arriscar agora?
Isto agora é por sua conta e risco, e caso ainda tenha medo é melhor levar seu celular a uma assistência técnica. Tenha em mente que nem todos os aparelhos são iguais, mas os métodos acima podem solucionar o caso de quase todos os modelos, até mesmo daqueles que não podem ter a bateria removida.

E se seu celular não ligar?
Coloque ele para carregar por uns 30 minutos, e veja se deu sinal de vida, caso nada aconteça, é provável a bateria tenha sido danificada por um curto circuito. Mas, para todos os efeitos, leve ele a uma assistência técnica especializada.

Fontes: SeletronicAndroidpit e Terra Tecnologia
Fotos: Divulgação