Foram conhecidos nesta sexta-feira (14/5) os dez trabalhos selecionados para integrarem a 4° Coletiva de Artistas do Sul, projeto apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Unesc. Os contemplados no edital 101/2021 terão seus trabalhos estampados na exposição Patrimônio Cultural Catarinense no Espaço Cultural Toque de Arte.

Dos 54 inscritos no processo, dez foram escolhidos por criteriosa comissão avaliadora, que, conforme a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, foi desafiada a escolher os principais, entre excelentes projetos submetidos. "A Coletiva de Artistas do Sul é um projeto cultural da Unesc de grande adesão como mostra as edições anteriores. Ela é aguardada com atenção por todos os artistas regionais e é percebida como necessária para ativar a criação. Nas políticas institucionais defendemos a transversalidade da cultura em interlocução com todas as demais áreas. Com a 4ª edição do evento fortalecemos o campo da arte e cultura e, em especial, atuaremos com mediações e ações educativas dando ênfase à educação patrimonial", acrescenta.

Para Maxwell Sandeer Flor, produtor cultural do Setor Arte e Cultura Unesc, incentivar a arte é um ato fundamental, principalmente diante do desafio presente na pandemia. "Com a execução da proposta vamos colaborar com a economia da nossa região, já que será distribuído a cada um dos contemplados o cachê de R$ 2 mil. Desta maneira, a Universidade contribuirá minimizando os impactos econômicos do ecossistema da cultura regional durante o período pandêmico", enfatiza.

A mostra teve como avaliadores os profissionais Daniele Zacarão, de Criciúma, como curadora; Fernando Boppré, de Florianópolis/Chapecó; Kauê Mateus Bellettini, de Praia Grande e Mikael Miziescki, de Morro Grande. O projeto tem como patrocinadores Giassi Supermercados, Bistek Supermercados, Construtora Locks e Anjo Tintas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.

Conheça os selecionados:

1. Angélica Neumaier - Cocal do Sul

2. Elisa Corrêa da Rosa - Criciúma

3. José Luiz Ronconi - Nova Veneza

4. Karolyne dos Santos Pacheco - Jaguaruna

5. Larissa Rocha Soares – Maracajá

6. Lizandra Mendonça Flausino – Laguna

7. Lucas Pereira Elias - Sombrio

8. Neusa Milanez – Criciúma

9. Rosângela Becker Inácio - Criciúma

10. Simone Milak Natal Guimarães - Criciúma

Confirma o edital completo em: http://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/19646.pdf