Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Sete coisas imperdíveis para aproveitar nos últimos dias do Festival de Dança

É pra dançar, dançar dançar e ser feliz! | Foto: Mauro Artur Schlieck/Festival de Dança de Joinville

Por: Windson Prado

23/07/2018 - 09:07 - Atualizada em: 23/07/2018 - 12:20

O Festival de Dança de Joinville entra em sua reta final nesta segunda-feira (23), com uma programação imperdível. Além dos agitados Palcos Abertos, na Feira da Sapatilha, Praça Nereu Ramos, Shoppings e supermercado, tem apresentações em Hospitais. Destaque também para mais uma rodada de cursos destinados aos profissionais da dança, que iniciam na terça-feira (23) e muita emoção com a Mostra Competitiva e Meia Ponta.

Leia mais: 10 lugares incríveis para tomar café em Joinville

1 – Dança para quem não dança

Coreografia de Danças Populares, 34º Festival de Dança de Joinville | Foto Diego Redel/Arquivo/Festival de Dança de Joinville

Para começar a semana com aquela energia bacana, que tal aproveitar a oficina gratuita Dança para quem não dança? A ação é uma espécie de aulão para bailarinos e aqueles que querem experimentar um novo estilo musical. O tema desta aula será “A Dança dos Orixás”, com Gilmar Sampaio, e ela ocorre em dois horários, nesta segunda-feira (23), às 8h e às 10h, no Saltare Centro de Dança.

2 – Espetáculo musical

Ensaio do curso Work In Progress, com o professor Alan Rezende | Foto Nilson Bastian/Festival de Dança de Joinville

Também segunda-feira, às 17 horas, rola um espetáculo que reúne dança e canto, ao vivo, e de graça, no Teatro Juarez Machado. A apresentação é o resultado final do curso Prática de Montagem em Musical do Work in Progress.

3 – Documentários

Terça-feira (24) é dia de cinema no Festival. Dois documentários serão exibidos gratuitamente no Teatro Juarez Machado, em duas sessões, às 15h e 17h. “OBS – Orquestra Brasileira de Sapateado” conta a trajetória do sapateado no Brasil. Já “Corpo de Baile” é o primeiro longa-metragem sobre os 80 anos de história da dança no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, pela visão de 16 primeiros bailarinos.

4 – Feira da Sapatilha

Feira da Sapatilha, 36 Festival de Dança de Joinville | Foto Mauro Artur Schlieck/Festival de Dança de Joinville

O ponto de encontro preferido do público e bailarinos, a Feira da Sapatilha, segue até o sábado, com várias opções de produtos relacionados à dança e moda, além de uma completa praça de alimentação e feira de artesanato.

5 – Noite dos Campeões 1

Com Passo Cia de Dança (SP). 1º lugar, sapateado, conjunto, júnior, 36º Festival de Dança de Joinville | Foto Nilson Bastian/Festival de Dança de Joinville

Você que acompanha todos os anos o Festival de Joinville sabe do quanto a Noite dos Campeões é esperada, não só pelos bailarinos quanto pelo o público em geral. É na Noite dos Campeões que os melhores bailarinos desta edição recebem o troféu de primeiro lugar. A procura por ingresso para a apresentação é tão grande, que neste ano a organização do Festival decidiu fazer duas noites.  Na primeira Noite dos Campeões, na sexta-feira (27), às 19h, retornam ao palco do Centreventos Cau Hansen bailarinos da categoria júnior. Os vencedores das premiações especiais: melhor bailarina, bailarino, grupo, coreógrafo, prêmio destaque, também se apresentam.

6 – Tarde dos Campões

 

Cia “Petite Danse Infantil” (RJ). 1º lugar, balé clássico de repertório, variação feminina, infantil, 35º Festiva de Dança de Joinville | Foto Nilson Bastian/Festival de Dança de Joinville

O último dia do Festival guarda muitas emoções para os pequenos. É no sábado (28), às 14h, que os primeiros lugares do Meia Ponta, a mostra infantil do Festival, retornam ao palco do Teatro Juarez Machado para receber o troféu de primeiro lugar. Na mesma tarde são premiados Melhor Bailarina, Melhor Bailarino e Melhor Grupo do Meia Ponta.

7 – Noite dos Campeões 2

Grupo Roseli Rodrigues (SP). 1° lugar, Jazz, Duo, Sênior, 36º Festival de Dança de Joinville | Foto Nilson Bastian/Festival de Dança de Joinville

O 36º Festival de Joinville se despede com uma verdadeira noite de gala, às 19h de sábado (28). É quando os primeiros lugares da categoria sênior retornam ao palco principal do Festival de Dança para dancarem mais uma vez, mostrar porque foram os melhores e receberem seus troféus. Os vencedores das premiações especiais: melhor bailarina, bailarino, grupo, coreógrafo, prêmio destaque, também se apresentam.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Windson Prado

Repórter e editor das notícias de Joinville.