Sesi e Senai dão início a modelo inédito de Ensino Médio em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

12/11/2018 - 14:11 - Atualizada em: 12/11/2018 - 14:40

É inegável que a maneira como o ser humano absorve conhecimento mudou. A tecnologia e as possibilidades praticamente infinitas da internet transformaram nossos processos de aprendizado. Essa realidade afeta principalmente a juventude, que não aceita mais o modelo antigo de ensino.

Pesquisas recentes revelam que os jovens não estão mais interessados no método de memorização, a famosa “decoreba”. O que eles querem é um modelo de ensino que estimule novas formas de pensar e que, principalmente, una teoria e prática.

Foto Divulgação

Foi considerando este desafio que o Sesi, maior rede de educação básica privada do país, e o Senai, maior rede de Educação Profissional da América Latina, decidiram unir forças para lançar uma iniciativa de ensino inédita em Jaraguá do Sul.

O Ensino Médio Articulado com Educação Profissional Sesi/Senai tem como objetivo oferecer metodologias e espaços de educação diferenciados, possibilitando que ao fim do processo o estudante receba  duas certificações: uma do Ensino Médio e outra de um Curso Técnico.

Uma nova maneira de ensinar

O Ensino Médio Sesi/Senai tem a missão de tornar o aprendizado mais dinâmico e integrado com a atualidade incentivando a ética e o desejo de inovação. Veja alguns dos diferenciais:

  • Ensino de Ciência, Tecnologia e Matemática por meio de games educativos;
  • Atividades “mãos na massa”;
  • Robótica educacional, que amplia conceitos de Engenharia, Física, Design e Programação;
  • Incentivo à participação em torneios de robótica;
  • Preparação para ENEM e vestibulares.

Como funciona

Esse modelo oferece o Ensino Médio em um período e, no contraturno, um Curso Técnico. O aluno prepara-se para o mercado de trabalho, desenvolvendo competências essenciais para a vida profissional.

Habilidades como o trabalho em equipe, elaboração de soluções criativas para os problemas apresentados, bom relacionamento interpessoal e proatividade nas ações do dia a dia são estimuladas neste formato de ensino.

O estudante do 1º ano do Ensino Médio pode participar, ao longo do ano, no contraturno, do Programa de Iniciação Profissional, que é composto por módulos de curta duração, com 16 horas cada, e certificação ao final de cada módulo.

Foto Divulgação

Dessa forma, é possível conhecer e experimentar diversas áreas profissionais, facilitando a escolha do Curso Técnico, dentre aqueles oferecidos de forma articulada com Ensino Médio.

No início do 2º ano do Ensino Médio, o estudante que optar, também, por um Curso Técnico, passará a ter aulas em período integral, realizando os dois cursos ao mesmo tempo.

No final, o aluno receberá duas certificações: uma do Ensino Médio e outra do Curso Técnico escolhido.

A melhor estrutura

Um modelo de ensino inovador como este só pode dar frutos se for implementado com o apoio de ótimos profissionais e com uma estrutura moderna e voltada para o futuro e isso o Sesi e Senai estão aptos a oferecer.

Foto Divulgação

O Ensino Médio Articulado com Educação Profissional Sesi/Senai dispõe de uma equipe de professores altamente qualificados, laboratórios com tecnologia de ponta e metodologia diferenciada.

Foto Divulgação

Realizando o Ensino Médio e um Curso Técnico juntos, o jovem poupa tempo e tem a certeza de que está aproveitando os seus momentos de aprendizado da melhor maneira possível.

Matrículas abertas

As matrículas para o Ensino Médio Articulado com Educação Profissional Sesi/Senai estão abertas e seguem até o início das aulas em fevereiro de 2019.

Foto Divulgação

Veja os documentos necessários para matrícula:

Estudantes

  • RG;
  • CPF;
  • Declaração de frequência do 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Laudo médico para estudante com deficiência;
  • Histórico Escolar do Ensino Fundamental (entregar até 21/12/2018);
  • Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (entregar até 21/12/2018).

Pais e/ou responsáveis

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • PIS do responsável legal (apenas profissional da indústria);
  • Carteira de Trabalho do responsável legal (apenas profissional da indústria).

Interessados podem efetuar a matrícula no Senai de Jaraguá do Sul na rua Isidoro Pedri, nº 263, no Rio Molha.

Os documentos podem ser enviados com antecedência para o e-mail ana.borba@sc.senai.br para otimizar o processo.

Trabalhadores da indústria contam com um desconto especial na mensalidade.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?