Na próxima quarta-feira, 25, o Sesc Jaraguá do Sul promove a exibição do documentário "Central" que aborda o domínio das facções no Presídio Central de Porto Alegre, o maior presídio do Brasil. A exibição é gratuita e será encerrada com um debate sobre o sistema carcerário do país.

No filme, dirigido por Tatiana Sager e co-dirigido por Renato Dornelles, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e pesquisadores analisam a situação crítica da prisão, considerada a pior do país pela CPI do Sistema Carcerário, da Câmara dos Deputados, em 2008.

 
 

Policiais militares, familiares e, principalmente, presos,falam sobre o cotidiano da cadeia, descrevendo graves problemas como a superlotação. Imagens inéditas mostramo interior das galerias, onde os guardas não entram, e os próprios presidiários, organizados em facções, detêm o comando.

Após o filme, o advogado criminalista Diego Augusto Bayer participa de um bate-papo com os espectadores. Bayer é doutorando em Direito Penal pela UBA, professor do curso de Direito da Católica de Santa Catarina e escritor de livros jurídicos.

Serviço

  • O que: exibição do documentário "Central"
  • Onde: Sesc Jaraguá do Sul que fica na  Rua Jorge Czerniewicz, nº 633, no Czerniewicz
  • Quando: quarta-feira, 25 de abril, das 19h às 22h
  • Quanto: exibição gratuita, sujeito a lotação
Foto destaque: Porto Alegre 24 Horas