Serviço comunitário que fortalece ligação com a comunidade jaraguaense

Por: Elissandro Sutil

29/03/2017 - 12:03

É de frente para a vista que tem de sua janela que Maria Santin Camello, mais conhecida como Nina pelos jaraguaenses, admira a cidade e reflete sobre o dia. Aquele é o cantinho preferido dela do seu apartamento e uma das melhores horas do dia.

Pelo menos ao longo dos últimos 14 anos, Nina tem tido muitos motivos para ficar com a aconchegante sensação de dever cumprido. Isso porque, através do convite de uma querida amiga, a atual secretária da Assistência Social e Habitação iniciou a sua história de trabalho voluntário do município.

A primeira entidade a receber as ações de Nina foi a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul. Além de ser voluntária, ela também ocupou os cargos de presidente e vice-presidente da Rede. “Essa é a fase mais marcante da minha vida, aprendi muito e acredito que todos deveriam fazer. Olhar para o outro com humanidade é fundamental”, destaca.

29_fachada

Com o excelente trabalho desenvolvido no local, Nina foi convidada para ser secretária da nova administração pública do município. Surpresa com o desafio, ela comenta que está utilizando de sua experiência com o trabalho voluntário para driblar as adversidades e desempenhar boas ações. “Lidei com muitas situações diferentes. Sempre tem alguém precisando de um abraço, apoio ou uma simples conversa”, avalia ela.

Nina também é um exemplo de superação. Filha adotiva, a secretária passou por muitas dificuldades durante sua infância. Ela acredita que isso lhe deu ainda mais coragem para trabalhar com a comunidade de Jaraguá, principalmente em relação aos dois abrigos de crianças e adolescentes, que fazem parte da Secretaria de Assistência Social.

29_citac

O voluntariado continua presente na rotina dela, que se sente realizada como mulher em poder ajudar quem precisa, em especial na Rede Feminina, onde grande parte do público são mulheres que estão passando por um difícil momento em suas vidas. Nina ainda salienta que o trabalho voluntário no município é sério e de grande expressão. “Vestimos a camisa mesmo, proporcionando o melhor atendimento para quem nos procura”, comenta.

Natural de São Lourenço do Oeste e com 53 anos de idade, a secretária se mudou para Jaraguá há 24 anos junto com o marido e a filha. Outra companhia inseparável dela é a Laila, sua cachorra de estimação.

Veja mais no site especial: http://www.mulheresdestaque.com.br